Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Modelos de gestão no futebol: Inter e São Paulo, o que está acontecendo?

Tidos como modelos de gestão no futebol brasileiro, clubes vacilam em suas ações gerenciais recentes

Eduardo Fantato

Olá, amigos!
No texto desta semana permito-me fazer um carta de protesto ao futebol.

Não, não sou contra o futebol, muito pelo contrário, sou um aficionado que teve o prazer de se tornar um profissional que atua no meio. Porém, como vocês que me acompanham sabem, defendo um futebol antenado com as práticas modernas de gestão e tecnologia.

Sabemos que a cada semana o futebol nos prega peças, e traz à tona a famosa frase: “quando achei que já tinha visto tudo no futebol, não é que...”. Pois bem.

Desculpem-me cair no chavão, mas quando achei que já tinha visto cada coisa estranha no futebol, não é que o Internacional, o clube modelo de gestão no Brasil nos últimos tempos, demite o técnico do time reserva que o clube decidiu que disputaria o Estadual para dar prioridade à Taça Libertadores?

Na coluna do dia 21 de dezembro do ano passado (A derrota do Inter: ver DVDs funciona no Brasil?) comentávamos sobre a eliminação frente ao tricampeão africano Mazembe no Mundial de Clubes da Fifa, apontando um retrospecto que colocava o Inter de igual pra igual com grandes potências européias, dado o sucesso de sua trajetória recente, porém com a ressalva de que algo mais precisa acontecer.
Jamais um time com a estrutura e o nível profissional da equipe gaúcha (ou que pelo menos passa essa imagem) pode por desconhecimento ser surpreendido de tal forma (reforço) por desconhecimento do adversário, sem tirar os méritos do campeão africano.

Para fazer um outro recorte, no dia 7 de setembro de 2010 (São Paulo: sobre planejamento e troca de técnicos), comentávamos sobre o São Paulo e criticamos a mudança de técnico com base na emoção e não na analise e planejamento. O mesmo São Paulo que foi alvo de uma outra coluna em 24 de fevereiro de 2009 (Ainda São Paulo x Corinthians), focando uma possível miopia de gestão que poderia ter reflexo mais pra frente.

Pois bem, em todos os casos citados, muitas críticas (sempre são bem vindas) vieram às analises que foram feitas. Porém, insisto com os amigos que se Inter e São Paulo - que são tidos como modelo de gestão - tomam algumas decisões que nos surpreendem, que caminhos devemos seguir rumo a um futebol realmente profissional?

Pois apenas para ficar em alguns pontos, lembramos os seguintes fatos:

  • O São Paulo que até certo tempo se vangloriava por ter alternância de poder, no tocante à presidência do clube, e o quanto isso era benéfico e base do sucesso, criticando veementemente seus rivais, hoje vive a expectativa de uma alteração de estatuto para permitir mais um mandato de seu presidente.
  • O São Paulo tricampeão brasileiro demitiu seu técnico pelo desempenho na Liberadores. O que aconteceu depois? Ficou sem títulos e manteve um desempenho similar na disputa continental, lembrando que a participação constante e as eliminações em fases adiantadas não devem ser encaradas como fracasso. Neste ano, está fora do torneio.
  • O Inter bicampeão da Libertadores em espaço curtíssimo de tempo, um título do Mundial de Clubes, sofreu a inesperada queda frente ao Mazembe, surpreendido por uma equipe rápida e forte fisicamente. Num mundo onde as informações são abundantes e os recursos tecnológicos para obtê-las cada vez mais velozes e precisos, ser surpreendido de tal forma não é normal.

E agora o Inter demite um técnico que tem uma história nas categorias de formação. Basta olhar quantos jogadores a equipe tem formado e o papel de Enderson Moreira nisso.

O clube demite um profissional até pouco bem valorizado no próprio clube, por um desempenho num torneio relegado ao segundo plano, no qual a equipe sequer usou seu elenco e comissão técnica principais. E, junto com isso, descarta alguns jogadores que foram importantes na temporada passada, inclusive desejados por outros clubes para ficar só no exemplo do zagueiro Danny Morais.

Talvez as pessoas fiquem inconformadas com minhas críticas a Inter e São Paulo, mas o certo é estamos vendo erros estratégicos crassos, erros de planejamento significativos, que aos poucos vão mostrar seu efeitos.

Gestão de futebol deve ser feita por completo e constantemente, não adianta profissionalizar só uma parte, ou o que é pior, se dizer profissional quando ganha. Na derrota a gestão é muito mais importante para detectar e redimensionar rumos, não apenas dizer “viu, fizemos certo, somos modelo de gestão”. Mas como?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima