Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Capacidade física e técnica são os segredos de Marta

A melhor jogadora do mundo possui características físicas únicas para atletas do futebol

Equipe Universidade do Futebol

Dribles, finalização e visão de jogo são os traços mais conhecidos do futebol praticado por Marta, atacante da seleção brasileira e agora também do New York Flash, da liga feminina de futebol dos Estados Unidos.

Porém, existe mais do que puro talento para a camisa 10. Eleita cinco vezes a melhor jogadora de futebol do planeta, Marta possui capacidades físicas distintas, superiores as de muitos outros atletas da modalidade, homens ou mulheres.

A média de um atleta do sexo masculino em um tiro de 30 metros vai de 4 segundos até 4 segundos e 22 centésimos. Marta bate esta distância na média masculina, com 4 segundos e 12. Porém, quando a distância é de apenas 10 metros, em um 'tiro curto', os homens vão de 1s79 até 1s87, enquanto a jogadora faz incríveis 1s69.

Em entrevista ao Globoesporte.com, o treinador Kleiton Lima, da seleção brasileira feminina e do Santos (time onde Marta atuou até sua negociação com o New York Flash) contou suas impressões da atleta em campo.
“Parece que ela tem instinto de velocidade de um animal, de uma pantera, uma onça. Ela já sai antes da adversária pensar em ter qualquer ação para marcá-la. Ou, quando a adversária prepara uma ação, ela tem uma reação que já destrói qualquer combate. Sabe aquele jogo em que o treinador não tem mais o que fazer? Que você já entregou os pontos. Você já fez de tudo, e a coisa não anda. Então, a Marta resolve”, sintetizou.

Além de seus recursos técnicos, a jogadora também sobra nas disputas com as demais jogadores em velocidade de raciocínio e de reação às jogadas em campo. Marta já é uma unanimidade quanto à sua capacidade em campo.

Marta disputa a temporada da liga americana e depois se une à seleção brasileira para tentar o título inédito da Copa do Mundo feminina, que será disputada na Alemanha a partir do dia 26 de junho.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima