Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Gestão: Espanha lidera faturamento comercial no futebol europeu

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

Criada em 1992, a Premier League representou uma mudança radical na gestão do futebol inglês e turbinou as receitas dos clubes locais. No entanto, segundo um levantamento feito pela consultoria Sport+Markt, os britânicos foram destronados pelo Campeonato Espanhol no posto de torneio mais lucrativo do futebol europeu.

A pesquisa considera o faturamento de clubes com merchandising e licenciamento. Na Espanha, o lucro com essas fontes atingiu 190 milhões de euros na última temporada, período em que as equipes da Premier League geraram 168 milhões de euros.

No ranking de faturamento, Espanha e Inglaterra são seguidas por Alemanha (130 milhões de euros), Itália (77 milhões de euros) e França (67 milhões de euros). O estudo considerou 182 clubes, e para isso entrevistou dez mil pessoas em dez países diferentes.

As cinco maiores ligas tiveram um incremento total de 6% em seu faturamento na temporada 2009∕2010. No total, as dez principais competições do futebol europeu tiveram um ganho de 727 milhões de euros com merchandising e licenciamento nesse período.

A grande diferença é a divisão disso. A Inglaterra tem um cenário mais igual, ao passo que a Espanha concentra 80% do faturamento nas mãos de Barcelona e Real Madrid.

Concentração também é a palavra mais clara em uma análise sobre o mercado de vendas de camisas. O futebol europeu comercializou 13,7 milhões de peças na temporada 2009∕2010, e 11,4 milhões (83%) foram feitas por Adidas e Nike.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima