Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, agosto 24, 2010

Bahia marca implosão da Fonte Nova e quer abrir Copa de 2014

Estádio de Salvador maquete

Governantes apresentam projeto do moderno estádio que receberá o Mundial
Foto: José Carlos Almeida Filho/Divulgação

BRUNO CARVALHO
Direto de Salvador

Os secretários de assuntos relacionados à Copa do Mundo de 2014 (Secopa), Ney Campelo, e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, se reuniram nesta terça-feira, em Salvador, para explicar o processo de implosão do anel superior do Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, marcado o próximo dia 29 de agosto, às 10h (de Brasília). A demolição marca a contagem regressiva para a realização do Mundial que ocorrerá no Brasil.

No geral, cerca de 950 imóveis das três áreas de influência (Jardim Baiano, Avenida Joana Angélica e Brotas) serão evacuados por um período máximo de cinco horas (das 7h as 12h) para uma operação com duração de menos de 20 segundos. De acordo com Campelo, a obra possibilitará a Salvador pleitear a abertura do evento. "Seria a transição perfeita entre as Copas, saindo da Africa do Sul e indo para a Bahia, a cidade mais negra do Brasil", disse. Já na opinião de Vasconcelos, a nova arena possibilitará ainda "a revitalização do Centro Histórico e do complexo portuário de Salvador".

As empresas envolvidas no ato marcado para o próximo domingo cuidarão, não somente da implosão e demolição mecanizada, mas também do controle de qualidade da operação, levando em consideração os limites de vibração toleráveis pelos imóveis históricos e mais críticos, localizados no entorno do estádio. Todos os 138 pilares do estádio - que foram furados e serão carregados com explosivos - estão sendo revestidos por uma tela metálica e por uma manta de geotêxtil ultra-resistente, que promete reduzir a projeção de materiais.

"Trata-se de um procedimento controlado, com riscos remotos", explica Campelo, destacando que todos os limites de tolerância às normas brasileiras, no que diz respeito a ruído, poeira e vibração do solo serão obedecidos.

Nova arena esportiva

Durante o encontro, também foi apresentado o projeto arquitetônico da nova Fonte Nova. O estádio preservará o formato de ferradura, com abertura para o Dique do Tororó, e se transformará em uma arena multiuso. "Esse novo espaço possbilitará a realização de eventos relacionados ao futebol e também shows de porte internacional, congressos e encontros", afirma Vasconcelos.

O projeto que quer receber a abertura da Copa em 2014 prevê capacidade para 50.433 pessoas com assentos cobertos, 70 camarotes (com capacidade para construção de mais 30), restaurante panorâmico e 1.978 vagas de estacionamento. Sua estrutura abrigará também sala de imprensa, 39 quiosques, 12 elevadores, 81 sanitários, museu do futebol, lojas e um centro de negócios.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima