Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 22, 2010

Treinar pra quê, Seleção Brasileira?

SELEÇÃO BRASILEIRA

Empresa não recebe boas propostas e técnico opta por treinos

Mano Menezes convocou a Seleção Brasileira na tarde de sexta-feira

Mano Menezes convocou a Seleção Brasileira na tarde de sexta-feira (Crédito: EFE)

NELSON AYRESRIO DE JANEIRO

"Treinar pra quê, se eu já sei o que fazer?" O trecho da música criada pelo humorista Tom Cavalcante como paródia ao atacante Romário, bem que poderia servir ao atual momento da Seleção Brasileira, que foi convocada ontem por Mano Menezes apenas para treinar na Europa, coisa inédita em 96 anos de História. Os 22 jogadores não poderão, por exemplo, mostrar se o desempenho com a camisa da Seleção é o mesmo que o apresentado nos clubes pelos quais atuam.

Na verdade, não há uma falta de adversários para a Seleção. Houve foi uma falta de boas propostas de amistosos, já que todos os jogos são negociados com uma empresa que oferece à CBF uma lista de opções.

Desta vez, a comissão técnica achou melhor botar os atletas para treinar do que fazer caça-níqueis.

Mas qual o objetivo de apenas treinar, já que a próxima competição vai acontecer apenas daqui a um ano (a Copa América, na Argentina) e o grupo ainda está sendo formado? Para o técnico da Seleção, é a oportunidade de fazer algumas observações e treinamentos específicos com os atletas.

– Entendemos que para este momento específico nós poderíamos conhecer melhor os jogadores e ir formando uma ideia de questões táticas. Seria muito desrespeitoso dizer que estamos fazendo uma peneira na Seleção Brasileira. É no dia a dia que conhecemos o jogador. É quando passamos orientações e vemos como eles assimilam – explicou o técnico.

Porém, Mano Menezes mostrou mais uma vez que está antenado e preocupado com o que acontece no futebol brasileiro. Daí vem a opção por convocar apenas atletas que atuam na Europa e não desfalcar os clubes em duas rodadas do Campeonato Brasileiro.

– Seria uma situação desgastante e desnecessária tirar 22 jogadores dos nossos clubes em um momento importante do campeonato – ressaltou o treinador.

Durante o período em Barcelona, a equipe fará dois jogos-treinos contra equipes locais, provavelmente nos dias 5 e 7. O administrador da Seleção, Guilherme Ribeiro, está seguindo para a Espanha onde vai acertar os detalhes do período de treinos. A CBF afirma que bancará todas as despesas.

Confira as seleções sem amistosos marcados

amistosos-da-selecao

OUTRAS SELEÇÕES TAMBÉM FICAM SEM AMISTOSOS

A empresa responsável pela organização dos jogos do Brasil também não marcou amistosos para outras seleções parceiras. A Argentina, por exemplo, enfrentará a Espanha no dia 7 de setembro, em Buenos Aires. No entanto, não jogará na data Fifa anterior. Os hermanos realizarão apenas treinamentos até o duelo com a Fúria.

Os Estados Unidos, rivais do Brasil no início deste mês, não entraram em campo em nenhuma das duas datasFifa. O próximo amistoso dos americanos acontecerá apenas no dia 9 de outubro, contra a Polônia, em Chicago.

Já o País de Gales enfrentará Montenegro no dia 3, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012. Porém, não jogará na segunda data Fifa, em que também não terá jogos oficiais. O mesmo acontecerá com a Áustria, que só pegará o Cazaquistão no dia 7.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima