Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 16, 2010

“Em Off”: Quer polêmica? Você encontra aqui

Em Off
AQUI VOCÊ ENCONTRA JORNALISMO DE VERDADE

 

 

 

.

 

mentir

IMPRENSA CEARENSE
Atualizado todas as semanas na segunda-feira

ANO X - ATUALIZAÇÃO N.º 509 - 16/08/2.010 - (16:30h)

QUADRILHA – Nenhuma surpresa com a prisão de uma quadrilha que se travestia de torcida organizada, embora a hipocrisia da imprensa esportiva (?) local tenha provocado mais um triste episódio de omissão e covardia. Há tempos torcedores denunciavam a ação criminosas dessas quadrilhas disfarçadas de “torcida organizada”, onde na verdade o que era organizado era o bando lá instalado. Lamentável a desfaçatez como a mídia tratou a questão.

QUADRILHA – Há anos torcedores denunciavam assaltos, arrastões, agressões, consumo de drogas e toda a sorte de crimes praticados por integrantes dessas torcidas, mas a aquiescência conivente, omissa da imprensa vinha fazendo com que o assunto ficasse fora da pauta. Somente quando havia confrontos entre torcidas rivais e resultava em vítimas – muitas delas sem nada terem com a rixa entre essas gangues – o assunto chegava ao noticiário. Mas a violência praticada contra os torcedores do próprio time que essas quadrilhas dizem torcer, dificilmente era noticiada.

QUADRILHA – Uma parte desse comportamento pode ser explicada por medo. A intimidação é a tônica desses bandos, sempre ameaçando quem lhes questiona ou denuncia os atos ilegais. Mesmo assim, se não for para correr riscos, melhor que a imprensa sequer exista. A atividade acarreta riscos que o profissional deve estar ciente corrê-los no dia em que ingressa na atividade. As drogas, armas, munição e até carro roubado encontrados na sede da torcida Cearamor é apenas uma amostra da atuação desses grupos. As duas principais torcidas organizadas do Estado – além da Cearamor existe a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) – agem como verdadeiros sindicatos do crime. Para que se tenham uma idéia, o presidente da TUF, conhecido pela alcunha de “mexicano” é homicida, já respondendo por esse crime perante a Justiça.

QUADRILHA – Parte da imprensa, também, se aproveita desses bandos. Como mexem com a paixão de milhares de pessoas, tornaram-se, digamos, “aliados” na defesa de interesses pessoais. Não é segredo que radialistas, como o deputado estadual Gomes Farias destina uma carga de ingressos para esses bandos, nos jogos do Ceará Sporting Club. Não difícil, até contribuiu para o deslocamento em jogos noutras cidades, estados. O que recebe em troca? Apoio para sua empreitada política pessoal. (*Veja abaixo versão da Assessoria do radialista, empresário e deputado Gomes Farias)

QUADRILHA – As empresas de comunicação também não querem ver as organizadas encetando movimentos contra elas, de boicote, de protesto, etc. Na manhã de segunda, após a ação da Polícia na sede da Cearamor, o assunto ganhou destaque nos programas policiais, mas, infelizmente, foi praticamente omitido pelos esportivos. E os que o citaram o fizeram com o tradicional superficialismo de sempre.

QUADRILHA – Afinal, onde estava essa “imprensa esportiva” quando os torcedores tentavam denunciar assaltos praticados no entorno dos estádios localizados em Fortaleza? O espaço lhes era negado. Nas arquibancadas dos estádios eram claramente vistos o consumo de drogas, furtos, roubos, assaltos, agressões que essas organizadas promoviam e promovem. É de conhecimento público a forma como agiam, então por qual motivo nada se fazia? Foi preciso que uma vítima seguisse os ladrões após terem roubado seu veículo para verificar que o automóvel havia sido escondido na sede da Cearamor e assim desencadear a ação da Polícia, que também já tinha conhecimento do modus operandi dessas quadrilhas.

QUADRILHA – Há algum tempo, após brigas entre Cearamor e TUF, a promotora de Justiça Roberta Coelho chegou a afirmar publicamente ser contra a extinção das torcidas organizadas, afirmando que isso não iria acabar o problema da violência nos estádios. Qual será agora, então, a opinião da nobre promotora? Continuará defendendo o mesmo ponto de vista? Continuará tendo estreitas ligações com a TUF? Quando o MPE vai, de fato, agir para que esse cancro seja extirpado do futebol? O Judiciário manter-se-á distante, encastelado? A extinção simples das torcidas, com efeito, não vai resolver o problema. É preciso, além disso, investigar e colocar na cadeia todos os que delas se utilizam para praticar e acobertar crimes.

QUADRILHA – A sede da Cearamor funciona em frente à sede do Ceará Sporting Club, na Avenida João Pessoa. A sede da TUF funciona na Rua Conselheiro Tristão, no Bairro de Fátima, num trecho onde a insegurança se instalou desde que para lá essa torcida se transferiu. Os pequenos furtos e assaltos logo começaram a surgir e duplicar a cada dia e as brigas se multiplicaram. Reprimindo a ação dessas torcidas diretamente se estará reprimindo uma gama de ilícitos que aflige as pessoas de bem. A frequência de torcida nos estádios tem diminuído, na mesma proporção, por exemplo, que o número de torcedores que acompanha o trabalho da “imprensa esportiva”. É cada vez mais raro ver torcedor no estádio com o velho radinho de pilha colado ao ouvido ou, mais modernamente, com fone de ouvido. Dessa forma se pode entender, ainda, a opção do torcedor por assistir jogos de seu time em bares e restaurantes, livres da ameaça das organizadas, com conforto e um bom atendimento.

QUADRILHA – Há de se ter, também, uma ação mais forte do MPE. Trata-se de um verdadeiro atentado ao torcedor jogos iniciando às 21:50h, por imposição da Rede Globo. Ainda que a emissora tenha os direitos de transmissão e pague um alto preço, trata-se de uma questão de segurança pública. Quem se arrisca a sair de casa de carro – de ônibus é praticamente inviável – para ir ao estádio, assistir o jogo de seu time e chegar em casa de madrugada, ficando à mercê da ação de bandidos no estádio, no entorno e na volta para casa? Já existia uma lei municipal, antes da sanção do novo Estatuto do Torcedor, que obrigava o cadastramento de todos os sócios dessas torcidas, por qual motivo o MPE não exigia seu cumprimento?

QUADRILHA – Nesse rol de responsáveis se inclui, ainda, diretorias de clubes de futebol e da Federação Cearense de Futebol. É notória a forma como essas organizadas utilizam os clubes para a obtenção de ganhos para seus “diretores”. Também é de conhecimento de todos que o atual “presidente” da Cearamor, Jeysivan Carlos Silva dos Santos, o “Jey”, na verdade se trata de um testa de ferro de um ex-presidente, conhecido como “Maurição”, que liderou a torcida por dez anos, até resolver colocar seu preposto no cargo, em 2006. Esse sim é o verdadeiro e principal mentor da Cearamor, inclusive comandando o esquema de venda de produtos. Aliás, esse é um fato que o atual presidente do Ceará, Evandro Leitão, deveria explicar melhor: pregou o fim dos aproveitadores do time alvinegro, dos que utilizavam o clube e sua torcida para tirar proveito próprio e ganhos financeiros, mas nunca fez nada de concreto para evitar que a Cearamor continuasse a utilizar o símbolo do clube indiscriminadamente.

QUADRILHA – O esquema de exploração da marca Ceará Sporting Club por parte dessa quadrilha é pesado. São dez lojas em Fortaleza e ainda oferecem sistema de “franquias”, onde o “franqueado” compra os “produtos” diretamente da Cearamor, que, somente com essa transação, ganha 30% sobre o valor adquirido. Como se não bastasse, o tal franqueado ainda tem que pagar R$ 500,00 por mês como royalties por usar a marca da torcida. Pelo que se sabe o Ceará Sporting Club não recebe um centavo de royalties pelo fato dessa quadrilha estar usando o símbolo e o nome do Ceará nessas transações. Entretanto, desde que assumiu a presidência do clube, Evandro Leitão não cumpriu o que prometeu quando aspirava ao cargo.

QUADRILHA – Para criar uma fachada, essas torcidas organizadas costumam promover “projetos sociais”. A Cearamor diz atuar na arrecadação de alimentos e roupas, doação de sangue, dia das crianças, Natal, etc. Gozado: no mesmo lugar onde diz fazer tudo isso, vendem cocaína, maconha, guardam carros roubados, etc. Mas o cômico mesmo é o texto no sítio da torcida, sobre a academia: “Com muito esforço a diretoria da torcida conseguiu realizar um antigo sonho que era a academia de artes marciais que hoje é uma realidade e tira da ociosidade jovens da torcida e traz para o esporte assim deixando longe das drogas”. Longe sim, mas das drogas dos outros fornecedores e próximo das que a Cearamor comercializa.

QUADRILHA – Evidentemente o discurso da direção dessa torcida já está pronto: não sabe de nada do que era feito de ilícito na sede. Certamente dirá que foi pega de surpresa com tudo o que aconteceu e que não compactua com esse tipo de coisa, que quer apuração rigorosa para que os reais responsáveis sejam punidos, etc. Aquela conversa fiada que não convence ninguém e recebe dos omissos e covardes o silêncio como resposta. A diretoria sabe sim do que é feito na sede da torcida. É partícipe de todos os ilícitos cometidos e acobertados lá. É integrante dessa quadrilha que se traveste de torcida organizada.

QUADRILHA – Essa foi apenas uma ação. Caso a Polícia queira, de fato, aprofundar-se nessa investigação, comprovará o cometimento de muito mais crimes. Não apenas na Cearamor, mas na TUF, que atua da mesma forma criminosa. Nessa outra torcida, até o modus operandi do principal articulador ficar atrás de um testa de ferro também se repete: Adler Pinheiro é o cabeça da quadrilha que atua na torcida organizada do tricolor do Pici. Tráfico de drogas, furtos, roubos, assaltos, receptação, etc., também poderão ser comprovados nela. Basta a Polícia deixar de se fingir de cega.

PÉROLA – Essa foi proferida pelo mini-mala Vinícius Coelho, que apresenta o programa Jangadeiro Kids (TV Jangadeiro), em pergunta para uma telespectadora: “qual o nome dos dois desenhos que passou agora?”. Acertando a resposta, ganharia um prêmio. Mas o “apresentador” deveria ganhar também um presente: uma gramática.

PARA REFLETIR – “Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo”. (Mahatma Ghandi)

 

*ESCLARECIMENTO

gomesfarias-300x225 *Da: Assessoria do radialista, empresário e deputado Gomes Farias

Para: Blog do Benê Lima

“…Gostaria de esclarecer que NÃO EXISTE NENHUMA PARCERIA entre o deputado Gomes Farias e a Cearamor. Realmente essa parceria existiu em outrora, mas depois de uma reavaliação, ela deixou de existir (E já tem um bom tempo)…” 

“Estamos a sua disposição para quaisquer esclarecimentos.”

*  *  *

COMENTÁRIO. Trecho de conversa telefônica seguida de e-mail da assessoria do radialista, empresário e deputado Gomes Farias.  Chamou-nos a atenção a forma zelosa e lhana como fomos tratados, bem como a compreensão e objetividade com que o assunto foi abordado pela assessoria de Gomes Farias.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima