Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, agosto 11, 2010

Com quatro anos de carreira, brasileiro é listado entre os melhores fotógrafos de casamentos do mundo

Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

Há quatro anos, quando Vinícius Mattos tinha uma sociedade com um fotógrafo de casamentos e cuidava da parte administrativa do negócio, não imaginava que hoje estaria entre os melhores do mundo no seguimento, tampouco que seus cliques não sairiam por menos de US$ 4 mil. 

Vinícius Mattos

Administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), a fotografia, na concepção de Mattos, se adequava a muitos temas, menos ao registro de cerimônias. "Naquela altura, eu era fotógrafo amador e jurava que nunca fotografaria casamentos, queria apenas desfrutar do negócio em si. Até quando fotografei meu primeiro casamento, por força maior, e a partir daí não parei mais!", conta. 

Vinícius Mattos

Em salões repletos de familiares e expectativas, Mattos clica aquilo que costuma cair no esquecimento, o que os olhos ansiosos dos convidados não enxergam. O óbvio, se assim é possível classificar, também recebe seu devido registro. No entanto, o valoroso de seu trabalho está em fotografar tudo o que compõe uma cerimônia; não apenas os noivos e a festa em si. 

Vinícius Mattos

Observando a parte do mercado que utiliza a fotografia de cerimônias como uma alternativa ao gargalo e, talvez por este motivo, não se dedique ao trabalho também como uma expressão de arte, Mattos enxergou a oportunidade que precisava para se destacar em tão pouco tempo de carreira. 

Vinícius Mattos

"Existe ainda um preconceito de outras áreas da própria fotografia sobre a fotografia de casamento, até porque há muitos trabalhos que deixam a desejar em todo o mercado. Existe uma máxima de que não a crise que persista ao trabalho. Vou aqui pesquisando, me aprimorando e aos poucos espero ter algum papel na queda destes mitos. A fotografia de casamento já evoluiu muito nos últimos 10 anos e com certeza vai evoluir ainda mais", afirma o fotógrafo. 

Vinícius Mattos

Comedido e humilde na auto-avaliação de seu trabalho, Mattos não dá justificativas mirabolantes aos ângulos que lhe trouxeram notoriedade mundial e lhe colocaram, por indicação de um seleto grupo de fotógrafos, no International Society of Professional Wedding Photographers, no final de 2009. Fala subjetivamente de liberdade, leveza, amor e dedicação. 

"Acho que tudo isso é fruto de um conjunto de fatores como perfeccionismo, amor pela profissão, sorte, dedicação, boas parcerias, talento talvez, boa vontade, planejamento, marketing pessoal e vontade de aprender e me superar", explica.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima