Uma metodologia pautada em jogos adquire resignificados ao analisarmos seu processo histórico e cultural
Luiz Claudio Zulai*
O futebol, fenômeno cultural desportivo, dentro de seu processo histórico, sofreu inúmeras modificações, até que chegássemos ao padrão universal, difundido e praticado mundialmente.
Desde os seus primeiros relatos, na China, passando por países e culturas também ocidentais, como a japonesa, até sua chegada ao Velho Mundo, em países como Grécia e Itália, o futebol contempla em seu cerne peculiaridade que o tornou atrativo, dinâmico e popular; de fato, peculiaridades estas que o tornaram o "jogo dos jogos".
Ao analisarmos de forma sistêmica o processo filosófico, que por hora, acredita-se intrinsecamente corroborado com a “construção” histórica do futebol moderno, podemos afirmar que o jogo de futebol, nada mais é do que um acúmulo de jogos, pertencentes à família de bola (não me atreveria a abster-me apenas aos jogos de bola com os pés); um acomodado (em termos piagetianos) de características e adaptações culturais resignificadas e subordinadas a um conjunto de regras, devidamente elaboradas para que a sua dinâmica contemplasse uma lógica (a lógica do jogo de futebol).
De fato, quero dizer, em outras palavras, que o futebol é um conjunto de pequenos jogos, que surgiu de um processo histórico, onde culturalmente se insere e, portanto, organiza-se de modo universalmente praticável, subordinado a um conjunto de princípios (regras) que o possibilita “ser” reconhecido, pelas semelhanças e diferenças que o caracteriza.
Mas, afinal, onde queremos chegar?
A partir do momento em que conhecemos (ou reconhecemos) o futebol como uma forma autopoiética (auto-produtora de conhecimento, neste caso, outros jogos de bola) e organizada de pequenos jogos, atribuímos novo significado a pedagogia do ensino do futebol pautada na complexidade e interacionismo, através dos jogos.
Ora, se o futebol é composto por pequenos jogos, organizados de forma complexa, ao utilizarmos os jogos/brincadeiras de rua, que foram desenvolvidos ao longo do processo histórico e cultural (de “construção” do futebol moderno), estaremos justificando (resignificando) o ensino do futebol através de jogos.
Ou seja, se observarmos de modo fractal cada jogo/brincadeira de rua, contemplamos em seu seio características do futebol moderno, hoje, praticado universalmente.
Portanto, uma metodologia pautada em jogos utiliza-se dos meios de “construção” do jogo de futebol para o desenvolvimento do conhecimento sobre o jogo de futebol nas suas vertentes físicas-técnico-táticas-psicológicas-sociais e assim por diante, de modo interacionista, manifestadas a todo tempo, o tempo todo.
*Luiz Claudio Zulai é coordenador das escolas de formação do Paraná Clube
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