Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 30, 2010

Reflexões a respeito do futebol moderno

Uma metodologia pautada em jogos adquire resignificados ao analisarmos seu processo histórico e cultural

Luiz Claudio Zulai*

Futebol de rua

O futebol, fenômeno cultural desportivo, dentro de seu processo histórico, sofreu inúmeras modificações, até que chegássemos ao padrão universal, difundido e praticado mundialmente.

Desde os seus primeiros relatos, na China, passando por países e culturas também ocidentais, como a japonesa, até sua chegada ao Velho Mundo, em países como Grécia e Itália, o futebol contempla em seu cerne peculiaridade que o tornou atrativo, dinâmico e popular; de fato, peculiaridades estas que o tornaram o "jogo dos jogos".

Ao analisarmos de forma sistêmica o processo filosófico, que por hora, acredita-se intrinsecamente corroborado com a “construção” histórica do futebol moderno, podemos afirmar que o jogo de futebol, nada mais é do que um acúmulo de jogos, pertencentes à família de bola (não me atreveria a abster-me apenas aos jogos de bola com os pés); um acomodado (em termos piagetianos) de características e adaptações culturais resignificadas e subordinadas a um conjunto de regras, devidamente elaboradas para que a sua dinâmica contemplasse uma lógica (a lógica do jogo de futebol).

De fato, quero dizer, em outras palavras, que o futebol é um conjunto de pequenos jogos, que surgiu de um processo histórico, onde culturalmente se insere e, portanto, organiza-se de modo universalmente praticável, subordinado a um conjunto de princípios (regras) que o possibilita “ser” reconhecido, pelas semelhanças e diferenças que o caracteriza.

Mas, afinal, onde queremos chegar?

A partir do momento em que conhecemos (ou reconhecemos) o futebol como uma forma autopoiética (auto-produtora de conhecimento, neste caso, outros jogos de bola) e organizada de pequenos jogos, atribuímos novo significado a pedagogia do ensino do futebol pautada na complexidade e interacionismo, através dos jogos.

Ora, se o futebol é composto por pequenos jogos, organizados de forma complexa, ao utilizarmos os jogos/brincadeiras de rua, que foram desenvolvidos ao longo do processo histórico e cultural (de “construção” do futebol moderno), estaremos justificando (resignificando) o ensino do futebol através de jogos.

Ou seja, se observarmos de modo fractal cada jogo/brincadeira de rua, contemplamos em seu seio características do futebol moderno, hoje, praticado universalmente.

Portanto, uma metodologia pautada em jogos utiliza-se dos meios de “construção” do jogo de futebol para o desenvolvimento do conhecimento sobre o jogo de futebol nas suas vertentes físicas-técnico-táticas-psicológicas-sociais e assim por diante, de modo interacionista, manifestadas a todo tempo, o tempo todo.


*Luiz Claudio Zulai é coordenador das escolas de formação do Paraná Clube

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