Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, agosto 12, 2010

Londres 2012 aponta mau comportamento brasileiro

Máquina do Esporte
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP

Londres continua em busca do melhor preparo para receber os Jogos Olímpicos de 2012. A última medida, no entanto, pode ter utilidade prática, mas não foi nada diplomática. A Agência Nacional de Turismo do Reino Unido formulou um guia para que os ingleses recebam da melhor maneira possível os seus turistas no evento. Entre as dicas, estão frases para lidar com cada nacionalidade, com afirmações pouco elogiosas.

Para o guia, “brasileiro é um povo que tem uma noção de espaço pessoal menor do que outras culturas”. A afirmação remete ao hábito nacional de cumprimentar com beijo no rosto. Apesar de ressaltar que não há conotação sexual no ato, a publicação afirma que as brasileiras se vestem de maneira mais provocativa do que convém a situação.

Outro hábito apontado pelo guia está na pontualidade do brasileiro. Nesse caso, a relação humana seria mais valorizada que o compromisso com a data, o que indica que as pessoas do país se atrasam com frequência. Além disso, o suposto hábito de interromper outra pessoas é citado como prática comum.

Os estereótipos não ficam restritos ao Brasil. Para a Agência Nacional de Turismo do Reino Unido, Falklands é um assunto delicado para os argentinos, que foram julgados como um povo com humor pouco amigável. Aos mexicanos, o assunto proibido ficou por conta das imigrações ilegais. Já os indianos seriam rudes e os árabes têm mudanças rápidas de temperamento.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima