Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, agosto 25, 2010

Palácio do Planalto volta aos trabalhos após 15 meses de reforma

Após 15 meses de obras, o Palácio do Planalto volta hoje a ser ocupado pelo presidente Lula, que no período estava trabalhando em um gabinete provisório instalado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e recebendo chefes de Estado e de Governo em audiências no Palácio Itamaraty. A reforma do prédio que integra a Praça dos Três Poderes – junto com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) – resultou numa adequação das suas instalações. O Palácio ganhou um estacionamento subterrâneo para 500 carros e uma torre com gabinetes para assessores e saída de emergência, além de equipamentos mais modernos de telecomunicações e segurança – veja mais detalhes no infográfico acima.

“Neste momento de devolução do Palácio do Planalto restaurado, desejamos ressaltar a dimensão simbólica deste ato, de entrega ao país de seu centro de poder renovado, que volta a pertencer, de maneira transparente e plena, a todo o povo brasileiro”, disse o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Gilberto Carvalho, em artigo publicado no Correio Braziliense, assinado em parceria com Paulo Maldos, assessor especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República. Leiaaqui a íntegra.

Todo o processo da reforma foi monitorado num site que cuidou do registro em texto e fotográfico das mais diversas etapas da obra. Segundo Lula, “o Palácio do Planalto é uma das coisas mais fantásticas que nós temos no Brasil. Não só foi arquitetado pelo gênio Oscar Niemeyer, mas teve com primeiro presidente a figura inesquecível de Juscelino Kubitschek”.

A restauração previu, em linhas gerais, da troca das instalações das redes lógica, elétrica, hidráulica e sanitária, dos sistemas de incêndio e de ar condicionado; substituição de alvenarias e divisórias; restauração da fachada (peças de mármore e granito); substituição de toda a parte de alta tensão e geradores de energia; restauração das esquadrias e troca de vidros; construção de escada contra-incêndio; implantação do sistema de aproveitamento de águas; e modernização tecnológica.

«  »

Uma das famosas colunas do Palácio do Planalto. Foto: Jorge Cordeiro

Palacio 50 Palacio 50 Palacio 50 Palacio 50 Palacio 50Palacio 50 Palacio 50 Palacio 50 Palacio 50 Palacio 50Palacio 50 Palacio 50 Palacio 50

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima