Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, setembro 27, 2010

Diretores espanhóis enaltecem filosofia de jogo e revelam busca por jovens ‘estáveis psicologicamente’

Sucesso da equipe principal, que venceu a última edição do Mundial, relaciona sucesso aos bons desempenhos nas categorias de base

Equipe Universidade do Futebol

Durante esta semana, foi realizada em Madri a conferência da Uefa para treinadores de seleções nacionais. Um dos pontos centrais do evento foi uma análise sobre o desempenho nos últimos anos das equipes espanholas – desde as categorias de base, chegando à principal, atual campeã do mundo. E o panorama e as justificativas ficaram muito claros: o trabalho de formação valorizando a filosofia local rende frutos no grupo profissional.

“O triunfo do Mundial é um reconhecimento para todos aqueles que trabalharam com os mais jovens ao longo de todos estes anos”, apontou Fernando Hierro, diretor esportivo da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

“A filosofia do futebol espanhol consiste em fazer evoluir os nossos jovens jogadores, desde a mais tenra idade, segundo a nossa personalidade, filosofia e estilo de futebol. É fácil dizer isto depois de vencer o Euro-08 e a Copa do Mundo, mas a nossa filosofia principal baseia-se nos sucessos do futebol jovem”, completou.

O ex-jogador e capitão histórico do Real Madrid tem razão, corroborada pelos triunfos em campo. A Espanha venceu em quatro oportunidades o campeonato europeu sub-19, além de se sagrar bicampeã do mesmo torneio na faixa sub-17.

Hierro enaltece a estrutura regional implementada pela RFEF e as excelentes relações com os clubes como as razões principais por trás dessa experiência no desenvolvimento de jovens talentos. Ginés Meléndez, diretor técnico da entidade, tem a mesma opinião.

“Procuramos jogadores muito estáveis, psicologicamente e emocionalmente. A euforia ou a desilusão depois de um jogo podem originar quebras de rendimento”, argumentou Meléndez.

Para ele, a coesão do grupo é muito importante. O futebol espanhol, explica ele, embasa-se em valores que são fundamentais não apenas na vida, mas também no desenvolvimento dos jogadores.

“Eles serão os melhores se forem boas pessoas. Temos dois objetivos fundamentais: treinar e educar os jovens jogadores. Os triunfos nos times de base deixam marcas para o futuro”, finalizou Meléndez, também em entrevista ao site oficial da Uefa.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima