Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, janeiro 11, 2011

Alerj cria lei que obriga Futebol Feminino em preliminares

Quando for reaberto, provavelmente em janeiro de 2013, o Maracanã ganhará toques femininos. Não devido à nova decoração do estádio, mas graças à lei aprovada nesta sexta-feira (7) pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 

A medida, proposta conjuntamente pelos deputados Jorge Picciani e Paulo Melo, ambos do PMDB, obriga que qualquer partida semifinal ou final que seja disputada no Maracanã, tenha como preliminar um jogo envolvendo equipes femininas. 

O objetivo, segundo Picciani, é incentivar a disputa da modalidade entre as mulheres no Brasil. A lei 5.861/11 foi publicada no Diário Oficial do Executivo nesta sexta-feira e só vale para competições estaduais que forem disputadas no estádio. 

O nosso futebol feminino já tem destaque internacional, em grande parte por conta do enorme talento de jogadoras como a Marta, eleita a melhor do mundo por mais de uma vez. Medidas como a aprovada hoje propiciam o fortalecimento dos times femininos e, consequentemente, o surgimento de novos talentos. 

Caso não ocorra uma preliminar feminina nos casos citados na lei, os clubes participantes poderão ser multados em 5% da renda obtida na partida. Essa verba será revertida à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e obrigatoriamente precisa ser empregada no desenvolvimento da modalidade. 

Contudo, a lei não obriga que a preliminar seja disputada por equipes femininas dos times masculinos que estarão participando do jogo principal no Maracanã. Por sinal, o futebol entre mulheres no Rio de Janeiro tem pouca tradição e competições esvaziadas. 

De qualquer forma, a lei só deverá passar a valer em 2013. Isso porque o Maracanã passa por reforma que visa a melhorias para a Copa do Mundo de 2014 e só deverá estar pronto em dezembro de 2012. 

Fonte: Futebol Feminino Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima