Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, janeiro 03, 2011

As principais entrevistas com treinadores estrangeiros

Especial: treinadores estrangeiros – semelhanças e peculiaridades no comando de uma equipe
Universidade do Futebol relembra entrevistas e textos referentes a Arsène Wenger, Guus Hiddink, José Mourinho e Rafa Benítez
Equipe Universidade do Futebol

mourinho_vangaalTreinadores Mourinho e Van Gaal

Vale a pena relembrar!

Em 2009, a Universidade do Futebol levou à sua comunidade uma série de materiais especiais sobre alguns dos mais importantes treinadores da modalidade pelo mundo. E logo no pontapé inicial, aquele que fez história em Portugal, foi considerado o “Special One” na Inglaterra e já acumula números expressivos na Itália: trata-se de José Mourinho.

Filho de um ex-goleiro, mas cuja trajetória própria se deu longe do profissionalismo como jogador, Mourinho usou a habilidade inata para organizar e preparar relatórios e dossiês das equipes comandadas por Félix, seu pai, técnico do Vitória de Setúbal, em um acompanhamento do processo de estudos, na faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

Contratado para ser tradutor do inglês Bobby Robson, no Sporting Lisboa, angariou experiência e, principalmente, credibilidade junto ao experiente treinador: logo se tornaria um influente assistente técnico.

Do início da década de 1990 para cá, à frente do staff da Inter de Milão, a quem pode conduzir a um impressionante pentacampeonato nacional, Mourinho sempre brilhou. E chamou a atenção pela forma como se relaciona com o grupo de atletas, os dirigentes esportivos e a própria imprensa.

Além do “craque lusitano”, o internauta pôde acompanhar na Universidade do Futebol a partir da revista holandesa Soccer Coaching International, parceira do site, outras esferas envolvendo três relevantes treinadores ligados a potentes agremiações da Premier League.

Primeiramente, Arsène Wenger. O francês que completou 16 anos no comando do Arsenal, é tido como o grande mentor do “futebol bonito” desempenhado pela equipe londrina nas últimas temporadas.

Dividida em cinco partes, a entrevista apresenta a trajetória desse profissional, que conquistou por duas vezes "The Double" - trofeus da Premier League e da FA Cup em uma mesma temporada.

Filosofia de trabalho, aspectos de treinamento, relação com os atletas, adversidades encontradas, encantamento com o futebol brasileiro, dentre outros temas, compõem a abordagem de uma série que chamou a atenção no último mês de setembro.

Em seguida, apresentamos os feitos de Guus Hiddink, que controlou diversas seleções, como a alemã, a coreana e a australiana - sempre tirando o melhor dos atletas nessas ocasiões.

Um de seus últimos feitos foi catapultar a Rússia à semifinal da última edição da Eurocopa, principal torneio entre países do Velho Continente. Semifinalista da Liga dos Campeões e campeão da FA Cup, Hiddink também resgatou o espírito vitorioso do Chelsea na temporada retrasada.

Por fim, apesar do momento atribulado pelo qual passava – e passa –  na gerência técnica do departamento de futebol profissional do Liverpool FC, Rafael Benítez tinha o que falar.

O espanhol, além de abordar o planejamento de seus treinos e como conduz o período prévio de uma temporada européia, indicou a plataforma tática delineada em Anfield Road a partir de uma realidade local. Algo bem diferente da época de Valencia, no início dos anos 2000, quando ele apareceu de fato para o público geral.

O processo de detecção de talentos e o moderno sistema tecnológico, AMISCO, que o acompanha há algumas temporadas, também compôs o material especial.

Leia mais:
Alex Ferguson
Arrigo Sacchi
Louis van Gaal
José Pekerman
Huub Stevens
Roy Hodgson
Ted Dimitru
Thierry Cotting

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima