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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, janeiro 18, 2011

Flu busca tornar organizadas em ferramenta de marketing

RODRIGO CAPELO
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP

“Temos defendido a necessidade de que o combate à violência das ‘organizadas’ passe pela desmobilização de seus membros.”   (Benê Lima)

"Nosso torcedor vai mostrar que não é assim", afirma vice-presidente

O Fluminense está disposto a apagar a má fama adquirida por torcidas organizadas no Brasil. Em vez de baderneiros, responsáveis pela destruição de bens públicos ou privados em momentos de exaltação, o clube pretende mostrar que a própria torcida é de fato organizada. Mais que isso, pretende torná-la em ferramenta de marketing.

"Todo mundo fala que eles são baderneiros, que vendem ingressos para cambistas, mas nosso torcedor vai mostrar que não é assim", garante Idel Halfen, vice-presidente de marketing, à Máquina do Esporte. Para tanto, a direção do time irá estipular determinadas metas a serem cumpridas nas partidas disputadas pela equipe tricolor.

A princípio, torcidas organizadas irão receber subsídio do clube para comprar ingressos e garantir presença nos jogos. "A verba será baseada no tamanho de cada uma, e isso fará com que eles tenham uma porcentagem de torcedores que terão de ter todos os jogos", explica Halfen. "Quem não cumprir a meta, terá o valor reduzido".

Dessa maneira, o Fluminense pretende garantir bons públicos nos confrontos. Essa medida, somada à criação do programa "Guerreiro Tricolor", representa esforços por parte da nova administração do clube para eliminar deficiências nas áreas de ingressos, uma das principais promessas de campanha da chapa de Peter Siemsen, atual presidente.

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Benê Lima