Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Liderados por Paulo André, atletas do Corinthians buscam apoio contra calendário

Zagueiro pede união de sua classe por maior participação em decisões sobre a modalidade

Equipe Universidade do Futebol

Insatisfeitos com o contexto atual do futebol nacional, os jogadores do Corinthians, liderados pelo zagueiro Paulo André, iniciaram um movimento por uma participação maior nas decisões tomadas acerca deste esporte no Brasil. Um dos principais pontos de desaprovação foi novamente o calendário das competições, que impede uma preparação adequada para as partidas e coloca os atletas em péssimas condições de trabalho.

Paulo André revelou que a intenção é unir o maior número de jogadores possíveis, incluindo os rivais de seu time, para fortalecer a participação no Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp). Uma carta com as reivindicações do grupo já foi preparada para ser enviada à instituição.

“No ano passado a gente já vinha conversando bastante entre nós aqui no Corinthians. Falamos também com 40 ou 50 atletas de diferentes clubes e colocamos no papel a carta. Já falei com o Lincoln e com o Kléber, do Palmeiras, com o Finazzi, do Bragantino, o Héverton, da Portuguesa, mas ainda não consegui falar com o Dracena e o Rogério Ceni. Estou esperando um contato deles. A ideia é mostrar apoio ao sindicato, sugerir algumas coisas que devem mudar e cobrar atitudes que não vêm acontecendo”, informou o zagueiro, em entrevista ao portal UOL Esporte.

O projeto dos atletas, segundo Paulo André, é alterar o panorama atual do calendário nacional já para 2012, concedendo assim, um período maior para a preparação dos atletas na pré-temporada. Atualmente, as equipes paulistas possuem cerca de 15 dias de treinamento antes do início do Campeonato Estadual, algo distante dos 30 dias considerados ideais pelos preparadores físicos.

“Atletas reivindicam a racionalização do calendário do futebol brasileiro, com o quê estamos de acordo.”  --  Benê Lima

“A questão do calendário é fundamental. Sabemos que para esse ano fica difícil pelos compromissos já assinados pela federação e pela TV. Mas precisamos deixar claro nossa insatisfação para que isso não se repita no ano que vem. Se repetir, vamos tomar uma atitude, com um movimento contrário a essa falta de respeito aos jogadores”, explicou o jogador corintiano.

Paulo André ainda mostrou que existe o intuito de dar suporte também ao atletas de clubes menores do interior do estado. “Sabem que é muito cansativo o calendário, que existem questões trabalhistas nos times do interior. Sabemos como é difícil ficar sem receber, fazer um contrato de três meses e no último mês a equipe não está bem e não paga. Tudo isso precisa ser levantado para que melhore para toda a classe, e não só para quem joga em times grandes”, apontou, ainda em declaração ao site.

Apesar do objetivo de reunir jogadores de diferentes clubes, o futebolista, que nasceu em Campinas, não descartou a possibilidade do movimento ocorrer apenas no time do Parque São Jorge, caso não haja apoio de outros atletas. O Corinthians seria o “carro-chefe”.

“Estamos tentando dar um apoio ao Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo no sentido de fortalecer e valorizar os jogadores, para começar a ter direito a escolher ou pelo menos a votar certas decisões importantes no futebol, como calendário, horário dos jogos e inúmeras outras coisas, porque nos sentimos um pouco desprestigiados e desprotegidos”, concluiu.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima