Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Jornal O Estado repercute decisão de Evandro Leitão contra cronista esportivo

Caso Hibernon>>

Apcdec e Sindicato representam contra Leitão

Jornal O Estado

A Associação Profissional dos Cronista Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará ingressaram. ontem na Procuradoria Regional do Trabalho com uma representação contra o presidente do Ceará, Evandro Leitão. As entidades reivindicam o livre acesso de repórter da Rádio Verdes Mares AM (810 Verdinha), Hibernon da Paz Monteiro, na sede do time em Porangabuçu e nos estádios onde o Ceará joga. O radialista esportivo está proibido de trabalhar no Ceará há mais de dois meses devido uma divergência política entre Evandro Leitão e o deputado estadual Gomes Farias (PSDC), chefe da equipe esportiva da Verdes Mares AM.

Segundo o presidente da Apcdec, Edilson Alves, Evandro Leitão não pode impedir um profissional de trabalhar. “A Constituição é clara. Não se pode impedir ninguém de trabalhar. O artigo cinco da Constituição em seus Direitos Fundamentais garante o livre trabalho e o direito de imprensa”, afirmou Edilson Alves.

Edilson Alves cita que é contraditório “um secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social que impede alguém de trabalhar”. Segundo o presidente da Apcdec foram feitas várias tentativas para liberar o trabalho de Hibernon, “mas ele não cedeu dizendo que o Ceará é uma entidade particular. Quando na verdade é uma entidade mista uma vez que recebe verbas do Município, do Estado e da União”.

Tentaram ainda intermediar a negociação para que o setorista voltasse a trabalhar o presidente do Sindicato dos Radialistas e presidente da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace), Aderson Maia; e o conselheiro do Ceará, André Figueiredo, mas Evandro não voltou atrás.

Hoje, Hibernon não pode entrar no Ceará nem entrevistar os jogadores, comissão técnica nem os dirigentes. Segundo O Estado apurou Evandro Leitão não permitiu que Hiberson trabalhasse porque teria feito severas críticas a sua administração no Ceará.

Gomes Farias falou ao Estado que “o poder subiu a cabeça de Evandro”. Farias inclusive está tentando contratar mais um repórter para o Ceará, enquanto a Justiça se pronucia sobre o caso. Procurado pela reportagem de O Estado ontem, Evandro Leitão não foi encontrado.

Jornal O Estado

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima