Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Encontro discute Segurança e Combate à Violência nos Estádios

O seminário acontece nesta sexta, dia 14 de janeiro, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará (PGJ)


O titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) de Fortaleza, Evaldo Lima, participa, nesta sexta, 14, do "I Encontro sobre Segurança e Combate à Violência nos Estádios de Futebol". O evento, aberto ao público, acontecerá a partir das 8hs, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará. 

O encontro é uma realização do Ministério Público do Estado do Ceará, através do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDETOR), com o apoio da Federação Cearense de Futebol, Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Secretaria de Esporte do Ceará (Sesporte), Secretaria estadual extraordinária da Copa de 2014.

Dentro da programação, às 14hs, o secretário, Evaldo Lima, irá proferir palestra sobre “O papel das Secretarias de Governo no cumprimento do Estatuto do Torcedor e no planejamento para a Copa do Mundo de 2014”. A palestra contará ainda com a presença do Secretário de Esporte do Estado do Ceará, Gony Arruda, e do Secretário Especial da Copa do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa.

A iniciativa do seminário prevê que clubes da Capital realizem campanhas educativas dirigidas à população em geral, reforçando os valores de cooperação e espírito esportivo e estimulando a conservação de equipamentos públicos. Além disso, as campanhas incentivam a presença de famílias nos estádios.

A realização do I Encontro sobre Segurança e Combate à Violência nos Estádios de Futebol vai ao encontro dos dispositivos da Lei Municipal 9678, que criou a Semana Municipal da Paz nos Estádios e instituiu que sua realização aconteça todos os anos, durante a primeira semana de disputas do Campeonato Cearense.
::Serviço
"I Encontro sobre Segurança e Combate à Violência nos Estádios de Futebol".
Data: 14 de Janeiro
Horário: A partir das 8 horas
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio)

PROGRAMAÇÃO

DIA 14 DE JANEIRO DE 2011 (Sexta-feira)

08:00 – Credenciamento
08:30 – Abertura: Procuradora Geral de Justiça do MP/CE, Dra. Maria do Perpétuo Socorro França Pinto; Secretário do Esporte do Estado do Ceará, Dr. Esmerino Oliveira Arruda Coelho Júnior (Gony Arruda); Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza, Prof. Francisco Evaldo Lima; Secretário Especial da Copa 2014, Dr. Ferruccio Petri Feitosa, Secretário de Segurança e Defesa Social, Cel. Francisco José Bezerra Rodrigues; Coordenadora do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor – NUDETOR, Dra. Maria Neves Feitosa Campos; Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Des. Ernani Barreira Porto; Presidente da Federação Cearense de Futebol, Dr. Mauro Carmélio Santos Costa Júnior; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Valdetário Andrade Monteiro.

09:00 – Palestra: Reflexos da Lei 10.671 (Estatuto do Torcedor) no futebol brasileiro

Presidente da Mesa: Dr. José Wilson Sales Júnior – Procurador de Justiça e Vice-Coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor – NUDETOR.

Expositores: Dr. Rafael Teixeira Ramos – Advogado, Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará, Especialista em Direito do Desporto e Mestre em Ciências Jurídico-Laborais e Desportivas.

Dra. Maria Neves Feitosa Campos – Procuradora de Justiça e Coordenadora do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor – NUDETOR.

Dr. Marcello Desidério – Advogado, Diretor Jurídico da Federação Cearense de Futebol e Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/CE.

Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros, Promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, Secretário Geral do Ministério Público de Pernambuco e titular do Juizado Especial do Torcedor/PE.

10:15 – Coffee Break
10:30 – Palestra: A Portaria nº 124/2009 do Ministério dos Esportes e suas consequências no cenário esportivo local – Exigência de Laudos Técnicos Padronizados .
Presidente da Mesa: Dr. Francisco Rinaldo de Sousa Janja – Promotor de Justiça e membro do NUDETOR.
Expositores: Major George Stenphenson Batista Benício – Comandante da Companhia Independente de Policiamento de Eventos (CIPE) da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Dr. Antônio Salvador da Rocha, Presidente do CREA/CE.

Coronel José William Solon de Paula, Coordenador de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Dra. Francisca Miranda Lustosa – Gerente da Célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

14:00 – Palestra: O papel das Secretarias de Governo no cumprimento do Estatuto do Torcedor e no planejamento para a Copa do Mundo de 2014.

Presidente da Mesa: Dr. João de Deus Duarte Rocha, Promotor de Justiça e membro do NUDETOR.

Expositores: Dr. Gony Arruda, Secretário do Esporte do Estado do Ceará.
Dr. Ferruccio Petri Feitosa – Secretário Especial da Copa do Estado do Ceará.
Prof. Evaldo Lima, Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza.
15:15 – Coffee break

15:30 – Palestra: O Combate à Violência nos Estádios de Futebol e a questão das Torcidas Organizadas.
Presidente da Mesa: Dra. Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, Promotora de Justiça e Diretora Geral da ESMP/CE.
Expositores: Prof. César Barreira, Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência – LEV da UFC.

Vi@ Secel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima