Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, janeiro 11, 2011

Futebol Feminino: Técnica alemã é eleita a melhor do mundo

Silvia Neid é eleita a melhor treinadora do mundo

11/01/2011 08:55

Neid: "Não acreditava que receberia o troféu". O prêmio de Técnico do Ano da FIFA foi entregue pela primeira vez durante a cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA. Na categoria futebol feminino, três mulheres estavam na disputa. Ao lado da vencedora, Silvia Neid (seleção alemã), as outras nomeadas foram Maren Meinert (seleção alemã sub-20) e Pia Sundhage (seleção americana). 

Neid iniciou a sua carreira no futebol como jogadora há muitos anos e causou sensação com a camisa da Alemanha. Depois disso, ela também teve sucesso como coordenadora técnica da ex-treinadora Tina Theune e, finalmente, se tornou a sua sucessora. Neid está no comando da Nationalelf desde 2005 e conduziu as alemãs ao bicampeonato mundial na Copa do Mundo Feminina da FIFA China 2007. 

Logo após a entrega do prêmio em Zurique, Neid concedeu uma entrevista exclusiva ao FIFA.com, comentando sobre o que significou para ela vencer a votação. 

Neid, você acabou de ser eleita a Técnica do Ano da FIFA. Como você se sente?
Estou realmente muito contente com isso e não estava acreditando que receberia o troféu hoje. Não pude fazer muita coisa em 2010. Não disputamos nenhum torneio. Foram apenas nove jogos com a seleção, dos quais perdemos dois e vencemos sete. Por esse motivo, eu achava que a Maren Meinert receberia o prêmio, já que ela foi campeã do Mundial Feminino Sub-20. Mas eu é que acabei ganhando e estou incrivelmente feliz. Talvez tenham me escolhido por causa dos resultados dos últimos anos, porque se considerarmos apenas o ano de 2010, eu não teria merecido. 

Você diria que este é um dos maiores momentos da sua carreira até o momento?
Eu não diria um dos maiores momentos, mas é um prêmio muito importante. Para mim, um grande momento é sempre uma conquista com a minha equipe. É algo que nunca se pode ganhar sozinha. Sempre é preciso o apoio das jogadoras, da federação, da comissão técnica e também de outras pessoas. Dessa forma, é possível produzir um trabalho melhor. Como treinadora, é necessário ter sucesso sempre. E para isso é preciso muito mais do que apenas um bom treinador. 

O ano começou bem. Você acredita que isso pode ser um bom presságio para o resto de 2011? 
Acredito que isso não tem nada a ver. A Birgit Prinz disse há alguns dias em uma entrevista que eu só poderia merecer esse troféu em 2011. Não há dúvidas de que ela está certa. Vou levar o troféu e colocá-lo em um lugar de destaque na minha casa. Mas sei que essa taça não vai me ajudar na Copa do Mundo do meio do ano que será disputada no meu país. Para vencer, vai ser necessário trabalhar muito, estar concentrada, ter entusiasmo e encarar o que vier pela frente. 

O que você acha das suas duas "adversárias", Maren Meinert e Pia Sundhage? 
A Pia Sundhage já comandou diversos países. Ela já superou muitos desafios. Na minha visão, a Pia Sundhage é uma mulher que vive pelo futebol. E ela não apenas vive por ele, mas o ama e isso é perceptível nela. Nós três também fomos jogadoras de futebol. E acredito que isso faz com que sejamos parecidas como treinadoras. Eu, por exemplo, amo jogadoras habilidosas, assim como a Maren. Nós duas jogamos no meio de campo e, como técnicas, procuramos aplicar o estilo de jogo que nos agrada. A Maren Meinert e eu trabalhamos em parceria. Sempre posso confiar cegamente nela. Isso é algo excelente. Ela sempre tem boas ideias e também costumo ter conversas maravilhosos com ela. Isso faz com que você se desenvolva ainda mais. 

Quais pessoas mais a influenciaram e apoiaram no seu caminho para o sucesso? Você gostaria de agradecer alguém? 
Existem muitas pessoas e é até difícil escolher apenas algumas. Joguei futebol numa época em que o futebol feminino era tudo menos popular e foi necessário ter muitas batalhas por esse esporte. Os meus pais nunca tiveram nada contra e sempre me apoiaram. Além disso, o técnico Gerd Neuser, do meu antigo clube TSV Siegen, tornou possível que eu treinasse muito, trabalhasse pouco e, ainda assim, ganhasse dinheiro. Também teve o Gero Bisanz. Foi com ele que ganhei uma maior compreensão tática. A Tina Theune foi outra que me ajudou muito. De certa forma, ela me colocou numa fria, mas por outro lado ela me ensinou muitas coisas. E não posso esquecer do presidente da Federação Alemã de Futebol, o Dr. Theo Zwanziger. Sem ele, eu nunca teria me tornado a treinadora da Alemanha. Quando a Tina se aposentou, eu não queria assumir o posto. Eu estava satisfeita com as minhas funções da época, queria cuidar das categorias de base. Mas o Zwanziger praticamente me convenceu a ser técnica da Nationalelf. "Precisamos de você e eu acredito plenamente em você", ele disse. Enfim, sei bem a quem tenho de agradecer. Se fosse possível, eu mandaria fazer miniaturas do troféu para cada pessoa que me ajudou. Mas acho que ficaria muito caro! (risos) 
Fonte: Futebol Feminino Profissional
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima