“Ronaldinho será sócio do Flamengo no que se refere ao patrocínio de uniforme do clube. Com salário que beira a cifra de R$ 1 milhão, o jogador terá uma porcentagem de tudo o que for arrecadado dos principais patrocinadores flamenguistas.”
Nas últimas semanas, Ronaldinho Gaúcho virou, no clichê do futebol, uma novela. Por dias, manteve seu futuro indefinido, enquanto Flamengo, Palmeiras e Grêmio disputaram publicamente o direito de ter o jogador pelas próximas temporadas. Seu empresário e irmão, Roberto de Assis, foi acusado de fazer leilão pelo salário do jogador, o que teria irritado os clubes de São Paulo e Porto Alegre. A agremiação carioca, no entanto, fez a proposta vencedora.
Ronaldinho Gaúcho será sócio do Flamengo no que se refere ao patrocínio de uniforme do clube. Além do salário fixo, que beira a cifra de R$ 1 milhão, o jogador terá uma porcentagem de tudo o que for arrecadado dos principais patrocinadores flamenguistas.
Atualmente, a cota está preenchida por BMG e TIM. Esses acordos não fazem parte da remuneração variável do atleta, mas serviram para balizar a proposta oferecida ao jogador. Hoje, o Banco de Minas Gerais paga R$ 9 milhões anualmente ao clube e a empresa de telefonia celular desembolsa R$ 2,2 milhões anuais.
A porcentagem a ser paga por Ronaldinho não foi revelada pelas partes envolvidas na negociação (a Traffic será responsável pela captação de patrocínios para o atleta e para o acordo dele com o Flamengo). Mas, segundo a Máquina do Esporte apurou, a porcentagem só será paga depois que o mínimo de arrecadação for atingido pelo clube.
A conta é a seguinte: se, na proporção do que o Flamengo recebe hoje de BMG e TIM, os acordos para o peito da camisa e o calção não atingirem essas cifras, Ronaldinho não receberá a remuneração variável. O valor que ultrapassar essa marca, porém, terá uma participação do atleta.
Em 2010, o clube manteve a Batavo como patrocinadora máster, em negociação que envolveu R$ 24 milhões. Antes do fechamento com Ronaldinho Gaúcho, o clube trabalhava para conseguir R$ 25 milhões da futura empresa em 2011, mas se conformava com a possibilidade real de fechar por R$ 21 milhões. A desvalorização se devia ao péssimo ano vivido pelo clube, que perdeu astros como Adriano e Vágner Love, teve o nome envolvido na prisão do goleiro Bruno e lutou para fugir do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, torneio que havia conquistado no ano anterior.
A princípio, com a chegada de Ronaldinho Gaúcho o número de R$ 25 milhões não será alterado; o clube já está em fase final das negociações para ter um patrocinador máster. O departamento de marketing flamenguista admite, no entanto, que a chegada do jogador deve valorizar o aporte, mas ainda não tem noção do quanto a contratação do astro brasileiro deverá valorizar a propriedade para um futuro acordo.
Independentemente do caminhar das negociações, é pouco provável que o Flamengo deixe de ganhar menos do que R$ 30 milhões anuais.
A estratégia do Flamengo tem semelhanças com o contrato firmando entre Corinthians e Ronaldo, no fim de 2008. O Corinthians, no entanto, não abriu mão do seu patrocínio máster, mantendo 100% do valor consigo. Com as outras propriedades do uniforme, 80% do seu valor iam para o badalado atacante. Já em 2010, o grupo Hypermarcas comprou a cota máster e outras propriedades, e Ronaldo passou a receber um valor fixo da empresa.
EDUARDO LOPES e ERICH BETING
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP
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Benê Lima