Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, junho 08, 2010

Dunga aposta no espírito de grupo

Dez homens e um segredo: o roteiro de Dunga para conquistar a Copa

Equipe formada pelo técnico para tentar o hexa na África do Sul mostra qual é o grupo de confiança desde a primeira convocação, em 2006

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca / Direto de Joanesburgo, África do Sul

Dunga conversa com Robinho no treino. Atacante
é convocado desde a primeira lista (Foto: AFP)

Dunga Robinho treino BrasilDanny Ocean é o personagem interpretado pelo ator George Clooney no filme "Onze Homens e um Segredo", de 2001. No longa, ele reúne 11 especialistas para roubar três cassinos de Las Vegas em apenas uma noite. Claro que a seleção brasileira não quer cometer nenhum crime, mas o enredo do filme, que fala de credibilidade, lealdade e trabalho em equipe, se encaixa perfeitamente na linha adotada pelo técnico Dunga ao longo de mais de três anos e meio no cargo. E é justamente com os seus homens de confiança que o treinador pretende levantar o hexacampeonato.
Desde que iniciou o seu trabalho, Dunga nunca escondeu a intenção de ter um grupo focado na seleção brasileira e não apenas em objetivos pessoais, como ocorreu na Copa do Mundo da Alemanha. Da sua primeira convocação, em agosto de 2006, apenas dez jogadores estão na África do Sul. E é aí que entra a semelhança do treinador com Ocean, que fazia questão de ter os leais companheiros ao seu lado.

- Os jogadores que vieram para cá comigo e passaram por esse clima de desconfiança em cima da seleção vão ter a prioridade nas eliminatórias - afirmou Dunga, logo após a conquista da Copa América, sua primeira competição oficial à frente da seleção.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OS FIÉIS DE DUNGA

Primeira convocação (2006)

Gomes, Maicon, Luisão, Juan, Lúcio, Gilberto, Gilberto Silva, Elano, Julio Baptista e Robinho.

Copa América (2007)

Josué, Maicon, Luisão, Juan, Lúcio, Gilberto, Gilberto Silva, Elano, Julio Baptista e Robinho.

Copa das Confederações (2009)

Julio Cesar, Gomes, Maicon, Daniel Alves, Juan, Lúcio, Luisão, Gilberto Silva, Josué, Ramires, Elano, Felipe Melo, Julio Baptista, Kaká, Luís Fabiano, Nilmar e Robinho.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na competição sul-americana, o número de jogadores convocados que estão na Copa do Mundo se repete. Porém, com uma troca: sai Gomes, entra Josué. Mesmo sem Kaká e Ronaldinho Gaúcho, que preferiram não participar da disputa, o Brasil se sagrou campeão após vencer a Argentina por 3 a 0, na Venezuela.

No ano passado, a Copa das Confederações sacramentou os ideais do treinador e aumentou o número de "fiéis". Dos 23 convocados para o Mundial, 17 conquistaram o torneio em 2009. Sinal de que lealdade, confiança e trabalho em equipe fazem diferença na família Dunga.

Dunga no treino da seleção brasileiraDunga conversa com seus comandados. Alguns o acompanham desde o primeiro chamado (Foto: EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima