Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, junho 18, 2010

LANCENET! entra no Soccer City de graça e sem credencial

Repórteres comprovam falha de segurança na Copa do Mundo

LANCEPRESS!

                                                                                  (Crédito: Daniel Lichotti)

O Mundial da África do Sul tem sido uma festa, não apenas por causa da alegria contagiante dos anfitriões e suas incansáveis vuvuzelas, mas também pela facilidade de entrar nos estádios, mesmo na hora dos jogos, sem apresentar credencial ou ingressso e sem passar por fiscalização mais rigorosa.

Na quinta-feira, dia de Argentina e Coreia do Sul, os repórteres Ana Luiza Prudente e Daniel Lichotti constataram as falhas da segurança no estádio de Johannesburgo – o principal da Copa do Mundo. A dupla não teve qualquer dificuldade para entrar.

As deficiências do esquema de proteção são uma preocupação constante da Fifa e motivo de críticas ao comitê sul-africano. Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, Chris Eaton, conselheiro de segurança da Fifa, classificou o sistema como horrível.

– O que acontece aqui é absurdo, há um evidente conflito entre seguranças e a polícia local– disse Eaton.

Equipe do L! entra no Soccer City sem ingresso e credencial

Por conta dos problemas e de protestos de funcionários contratados, a polícia sul-africana já assumiu boa parte do que antes estava na mão de empresas privadas, como o LANCENET! já divulgou. É um esforço para aumentar a proteção.

Com a palavra
Ana Luiza Prudente e Daniel Lichotti, repórteres do LANCENET!

Segunda-feira, após o jogo Holanda x Dinamarca, um torcedor nos contou que os portões do Soccer City, palco da abertura e da final do Mundial, teriam sido abertos no início do segundo tempo, para quem quisesse entrar. Decidimos, então, comprovar se essa história era verdadeira.

Sem bilhetes, partimos para o Soccer City. E não tivemos nenhuma dificuldade para entrar na arena de cor terracota. Conforme sugerido pelos torcedores, esperamos o fim do primeiro tempo para avançar na missão. Passamos tranquilamente pela revista (uma busca rápida que sequer notou um objeto grande como o microfone, na bolsa). Livres, circulamos pela área próxima às catracas, à espera dos portões serem abertos.

Em momento algum fomos abordados. Policiais e voluntários transitavam pelo local sem se importar com a nossa presença. Passados 20 minutos, tal como previsto, os portões foram abertos e invadimos o setor "Z" do Soccer City sem ingressos e com pose de convidados vips.

Já nas arquibancadas, novamente liberdade total para escolher o melhor lugar e ver, de camarote, Higuaín marcar duas vezes, fechando a goleada da Argentina sobre a Coreia do Sul. Para o bem dos torcedores nossa equipe só estava ali para assistir ao jogo. Mas e se fôssemos terroristas?

Com a palavra
Eduardo Tironi, editor-executivo do LANCE!

Copa de 2006, Brasil x Austrália no Allianz Arena, em Munique, Alemanha. Eu, sem credencial, acompanhando o jogo nas cercanias do estádio. Fim da partida, decidi entrar. Criei coragem e fui.

Cabeça baixa, mochila nas costas, passo rápido no sentido inverso da multidão.

Passei pela primeira barreira de seguranças sem ser incomodado. Pela segunda, um segurança me pergunta onde vou e sigo reto.

Não me lembro de mais nada. Só de entrar na sala de imprensa, conectar meu laptop e ainda pedir para o fotógrafo do LANCE! registrar o momento. Sim, eu entrei de graça em um estádio de Copa do Mundo na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima