Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, junho 01, 2010

Mais polêmica a vista

Gráfico com o ranking das torcidas publicado hoje no site Lance.net


O jornal esportivo Lance! divulgou nesta terça-feira a 4ª pesquisa Ibope de torcidas.


No levantamento, o Fortaleza aparece como a maior torcida do Estado, com 1,5 milhão de adeptos (equivalente a 0,8 % do total), 300 mil a mais que o Ceará (com 0,6%).


FAIXA ETÁRIA


Segundo a pesquisa, entre os mais velhos (torcedores com mais de 50 anos), o Tricolor também está em vantagem: 210 mil (ou 0,5% do total), 80 mil a mais que o Alvinegro, que possui 0,3% da amostra total.


Já com os mais novos, quem está em alta é o Ceará, com um total de 530 mil torcedores (mesmo número indicado para o Bahia e Internacional, cada um com 2,1% do total).


Na classificação que inclui 19 clubes, o Tricolor está em 16º lugar e o Alvinegro em 18º.


NORDESTE


Comparando apenas os times do Nordeste, o Fortaleza possui a quarta maior torcida, conforme a pesquisa, atrás de Sport (3,3 milhões), Bahia (3,1 milhões), Vitória (2,3 milhões). Já o Ceará divide a 5ª posição com o Santa Cruz.


De acordo com o Lance!, O Ibope ouviu 7.109 pessoas no primeiro trimestre de 2010. A margem de erro da pesquisa é de 1,2 ponto percentual para cima ou para baixo.


Confira o ranking da torcida por faixa etária


Fonte: Blog do O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima