Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, junho 08, 2010

O reconhecimento está chegando

Solidez defensiva é a base da ótima campanha do Ceará

por André Rocha

PC_Gusmao_Ceara_2010_SiteclubePor uma questão de Por Por uma questão de justiça, o último post sobre o Brasileirão 2010 antes da copa do mundo é sobre a grande surpresa da competição até agora.

Mais do que os 17 pontos conquistados em sete rodadas que colocam o Ceará na vice-liderança, atrás do Corinthians por um gol no saldo, o que chama a atenção na equipe montada por PC Gusmão é o impressionante desempenho do sistema defensivo.

Marcando muito e jogando no limite, como o treinador gosta de ressaltar, o time nordestino realiza a cada partida um árduo trabalho tático, sempre de acordo com as características do adversário. O combate duplo em todos os setores, seguido pela cobertura atenta de mais um defensor, é um dos segredos da fortaleza que concede poucos espaços aos oponentes e só foi batida na segunda rodada num pênalti inexistente cavado e convertido por Neymar no 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro.

O esquema base é o 4-3-1-2, preferência do técnico desde os tempos de auxiliar de Vanderlei Luxemburgo. Mas quando o adversário atua com dois atacantes, o sistema se altera sutilmente com o recuo do volante pela esquerda para a retaguarda. Nas vitórias por 1 a 0 sobre Cruzeiro em casa e pelo mesmo placar em cima do Atlético-MG no Mineirão a estratégia ficou bem nítida.

O esquema base de PC Gusmão é o 4-3-1-2, mas de acordo com o adversário se transforma em 3-4-1-2 com o recuo de Heleno para a zaga e o avanço de Oziel e Ernandes como alas para fazer companhia ao trio ofensivo que tem em Misael seu maior destaque.

O esquema base de PC Gusmão é o 4-3-1-2, mas de acordo com o adversário se transforma em 3-4-1-2 com o recuo de Heleno para a zaga e o avanço de Oziel e Ernandes como alas para fazer companhia ao trio ofensivo que tem em Misael seu maior destaque.

A mudança para o 3-4-1-2 se deve também à boa produção ofensiva dos laterais Ernandes e Oziel, que herdou a vaga do lesionado Diogo, ex-Corinthians e Sport. Ambos se caracterizam pelos chutes perigosos de fora da área e as boas incursões em diagonal. Pela direita, Oziel busca mais a linha de fundo e muitas vezes atua quase como um ponteiro, com Geraldo, o meia de ligação, se aproximando para as tabelas. Do lado oposto, Ernandes apoia por dentro, já que Misael, o avante de movimentação, prefere o lado esquerdo e atua bem aberto. No centro de ataque, Washington ou Lopes fica mais fixo como pivô e esperando os cruzamentos.

Veja na animação abaixo a redistribuição dos jogadores com a mudança de esquema.

 

Apesar da força coletiva, alguns destaques individuais saltam aos olhos: Fabrício atua com segurança na sobra e ainda vai à frente com perigo nas faltas e escanteios. No meio, João Marcos é volante com impressionante vigor físico e disciplina tática. Na ausência de Heleno, suspenso, foi ele o terceiro zagueiro no Mineirão, com Careca entrando no meio-campo.

No ataque, Washington é o artilheiro do Ceará com três gols, seguido por Lopes, com um a menos. Mas quem vem desequilibrando mesmo é Misael. Dos sete gols anotados pelo time no campeonato, o jovem maranhense de 22 anos marcou um e é responsável por quatro assistências. Com muita agilidade e bons dribles, o camisa 21 atazana as defesas rivais e chama a atenção de grandes clubes do sul e sudeste.

Impossível prever o desempenho do Ceará (e de qualquer outro time) a partir de 14 de julho, quando a bola volta a rolar. O certo é que a visão realista de dirigentes e profissionais do clube, que reafirmam a permanência na primeira divisão como prioridade na temporada, parece a mais lógica e sensata para conter o “oba-oba” e também a justa euforia da massa apaixonada que vem enchendo o Castelão.

Além de pensar no futuro, é dever do torcedor celebrar esse início histórico do Vozão. Aos adversários, e também aos analistas, cabe olhar com mais atenção e respeito para o alvinegro do Nordeste de defesa firme e organizada que faz campanha segura no seu retorno à Série A.

Ilustrações e animação: Tactical Pad – Clansoft

Um comentário:

  1. Quem diria ceara s.c, liderando o campeonato brasileiro ao lado do corinthians; e dizem que o campeonato só começa depois da copa, isso porque é o ceara que ta la, e nao o flamengo , o inter , o cruzeiro...
    o pior é que eles na maior "cara de pau", fazem uma propaganda do ceara , bem diferente de antes de começar o campeonato . ´posso chamar ate de "hipócritas do microfone" , mas o que se deve temer mesmo é dos "homens do apito".

    esse ponto de vista está no meu blog. http://www.noeldownloadfree.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima