GUILHERME COSTA
Da Maquina do Esporte, em Johanesburgo (África do Sul)
A nova campanha mundial da Nike se chama “Write the future” (“Escreva o futuro”, em tradução livre). E nesta semana, a companhia de material esportivo lançou uma ação que dá ao público a chance de escrever literalmente. Um prédio estampado pela marca em Johanesburgo vai expor mensagens enviadas via internet de todas as partes do mundo.
O prédio em questão é o quarto mais alto de Johanesburgo. Situado no centro da cidade, é visível no caminho de ida ou volta do estádio Soccer City, sede da abertura e da decisão da Copa do Mundo. Na cerimônia que inaugurou o evento, aliás, a construção com a marca da Nike apareceu em todas as tomadas aéreas da arena.
Para evitar que o patrocínio ao prédio fosse caracterizado como marketing de emboscada, a Nike mantém a estampa desde o ano passado. A construção tem símbolos da marca na parte superior, uma imagem de Cristiano Ronaldo em um dos lados, o tema “Write the future” em outro e um painel digital de 44 x 42 metros. O conteúdo exposto nessa parte varia de acordo com o dia, e esse pedaço também mostra as mensagens.
Internautas dispostos a participar da ação devem enviar mensagens para a Nike via Twitter ou Facebook com a hashtag #NikeFuture. A cada dia, a companhia vai selecionar cem mensagens para colocar na fachada do prédio.
Nesta semana, uma das primeiras mensagens expostas foi mandada por Anton Ferdinand, irmão do zagueiro inglês Rio Ferdinand, cortado da Copa do Mundo por lesão. Ele escreveu “Believe to achieve” (“Acredite para conseguir”).
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Benê Lima