Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, junho 14, 2010

Globalização tática

Muricy analisa esquemas da Copa

Técnico do Fluminense diz que Mundial não deverá trazer inovações táticas e aponta mesmice no futebol

Redação Justiça Desportiva

Photocamera

O futebol está, de fato, cada vez mais padronizado. Essa é a opinião do técnico do Fluminense, Muricy Ramalho. Convidado a falar sobre as seleções que disputam a Copa do Mundo, o treinador disse não acreditar em inovações tática neste Mundial. Segundo ele, o que mais será visto são times preocupados em se defender bem e partir com velocidade nos contra-ataques.

“Não acredito que tenhamos novidades táticas. A maioria das seleções está jogando no 4-5-1 e não adianta tentar enganar, porque é isso mesmo. Quando está sem a bola, são todos marcando. Estamos vendo isso o tempo todo”, avaliou Muricy.

No entanto, o comandante tricolor afirma que, enquanto não voltarem os treinos no Tricolor, seguirá atento a todos os jogos do Mundial, mesmo porque é fã do esporte mais popular do planeta.
“Enquanto estivermos na nossa folga, que esse grupo merece, estarei de olho. Depois, é só trabalho forte”, completou o técnico, que, antes de acertar com o clube, foi convidado por uma canal de TV para ser comentarista durante o Mundial.

Os jogadores do Fluminense só se reapresentam no próximo dia 21 de junho, quando darão início à intertemporada de treinos visando ao retorno do Campeonato Brasileiro.

*  *  *

Benê Lima Clube 01 COMENTÁRIO. Muricy tem toda razão. De fato há, não diria uma mesmice, mas uma tedência que se vem universalizando, de adoção generalizada de uma plataforma tática referencial, embasada no 1-4-5-1. Embora se dizer assim, também represente uma simplificação exagerada, há variações deste sistema, e a mais utilizada delas é o 1-4-2-3-1. Vale salientar que a admissibilidade destas premissas está fundamentada na própria cultura tática européia, e que não se funda no mero “achismo”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima