Preparador físico Antônio Mello prioriza trabalho neste sentido antes da volta do Campeonato Brasileiro
Equipe Universidade do Futebol
Em “Futebol: ciência, arte ou sorte”, José Luis Fernandes aponta que a preparação física direciona a capacidade de treinamento do atleta, levando-o em direção à melhora da condição física, técnica, tática e psíquica. É exatamente embasado nesses preceitos que o Atlético-MG mira sua intertemporada, à espera do retorno do Campeonato Brasileiro.
Sob o comando de Antonio Mello, os jogadores da equipe alvinegra se reapresentaram nesta semana na Cidade do Galo. Desde a última segunda-feira, o trabalho físico conduzido pelo chefe da preparação física tem se caracterizado por atividades voltadas para dois aspectos específicos: força e velocidade.
“Agora, estou dando ênfase à velocidade e à força porque foram detectadas essas qualidades em baixo rendimento durante esse período de início de Brasileiro. Fiz um planejamento em cima disso. O trabalho é de tiro curto e de alta intensidade. Daqui para frente, será assim”, sentenciou Mello.
O treinamento físico provoca adaptações nos sistemas cardiovascular, hormonal, metabólico e vegetativo. Todas as adaptações são conseguidas à base de estímulos externos, como os exercícios de treinamento, que produzem um esforço interno por parte dos órgãos e dos sistemas. Todos esses sistemas obedecem a um planejamento com sua adequada metodologia. (FERNANDES, 1994).
“No início do ano não, eu preparei o organismo deles, a musculatura, para eles suportarem as atividades que viriam durante o ano”, completou o profissional que atua na comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo.
A força pode se manifestar de quatro maneiras: geral, especial, dinâmica e estática. A força geral é a força de todos os grupos musculares, independentemente da modalidade esportiva. A força especial é a forma de manifestação física de um determinado esporte. A força dinâmica é quando existe um encurtamento das fibras musculares, provocando uma aproximação ou afastamento dos segmentos ou partes musculares próximas; portanto, há movimento. Esse movimento realizado tem como objetivo vencer uma resistência.
Nas sete primeiras rodadas do Nacional, o Atlético-MG venceu apenas dois jogos e foi derrotado cinco vezes. A má campanha deixou a equipe na zona de rebaixamento, em 18ª lugar na tabela de classificação. A expectativa é que a melhora na parte física se reflita em campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima