IBOPE Mídia apresenta estudo sobre “loucos por futebol” na América Latina
Quando o assunto é futebol, brasileiros, chilenos e mexicanos estão muito próximos
Equipe Universidade do Futebol
Um em cada dez latino-americanos podem ser enquadrados na categoria “louco por futebol”. É o que mostra um estudo realizado pela segunda vez pelo IBOPE Media com base em resultados do Target Group Index, pesquisa sobre o consumo de produtos, serviços, mídia e comportamento do consumidor.
Este estudo, especial para a Copa de 2010, foi realizado em seis cidades da América Latina com população superior a quatro milhões de pessoas. Ao contrário do que se possa imaginar, nem o Brasil nem a Argentina concentram o maior número de fanáticos. O Peru segue como o país com o maior número de interessados pelo esporte, como já aconteceu na primeira edição da pesquisa, em 2006.
O país, no entanto, vem perdendo adeptos e a tendência é que deixe de ser líder em breve, pois passaram de quase 17% para 15% as pessoas enquadradas como “loucos por futebol”. O Brasil, representado pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar, com 11% de fanáticos, seguido de Santiago e Cidade do México, com 9% cada. Nossos vizinhos argentinos ficaram com a quinta e última posição: 4%.
De acordo com o estudo, uma pessoa foi considerada “louca por futebol” se assistiu a jogos de futebol pela TV ou foi a um estádio de futebol nos últimos 12 meses, se assiste a programas esportivos frequentemente e se praticou futebol pelo menos duas vezes por mês.
Evolução dos Loucos por Futebol
Estádio
As cidades brasileiras foram as que registraram maior percentual de sua população que vai aos jogos nos estádios. Em 2009, 14% dos cariocas e paulistanos foram a pelo menos um jogo de futebol em estádios. O percentual nas outras cidades é bastante inferior, sendo que Santiago, em segundo lugar, teve 6% da população que foi ao menos uma vez no ano.
Televisão
O latino americano tem o hábito de acompanhar esportes pela televisão. De modo geral, todas as cidades têm um comportamento que se mantém nos últimos quatro anos. O destaque positivo fica para Santiago, onde houve acréscimo significativo no público de programas esportivos (13%) e de jogos de futebol (10%) por conta da melhora dos times locais em competições internacionais e da classificação da seleção chilena para a Copa do Mundo.
Prática
É neste quesito que vemos as alterações mais significativas nestes últimos quatro anos, indicando uma diminuição da dedicação a atividades esportivas. Em todas as cidades investigadas verificamos essa tendência, em alguns casos bem acentuada, de diminuição da prática de esportes na população.
De acordo com o Target Group Index, não existe um único fator que motiva esta diminuição no tempo dedicado à prática de esportes e, mais especificamente, ao futebol. O estudo constatou crescimento no tempo dedicado ao trabalho e a diminuição da prática de esporte entre os que trabalham. O crescimento da penetração de internet e TV paga neste período também influenciaram nesse resultado.
Fonte: IBOPE Media
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Benê Lima