Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, junho 01, 2010


COM PÉ E CABEÇA ® – ANO V – Nº175

“O esporte passou a ser visto, de fato, como elemento de transformação do ser humano, alterando para melhor o seu comportamento e sua visão social e de vida.”(Benê Lima, Projeto Clínica de Futebol: Ajudando a Melhorar o Mundo, no Changemakers - Desafio Nike/Ashoka)

Opinião - I
AMBIENTE FAVORÁVEL AO ESPORTE

Jamais o esporte viveu em ambiente tão propício a seu crescimento quanto agora, e durante os próximos dez anos


Seja do ponto de vista da real perspectiva de sua difusão, seja pelas medidas efetivas que estão sendo tomadas para a viabilização deste crescimento, o fato é que é inexorável o avanço da atividade esportiva, tanto pela adoção de políticas públicas que as contemplem, quanto pela elevação destas políticas ao patamar de políticas de estado.

Como se não bastasse a presença de um ambiente macroeconômico favorável, percebe-se um número cada vez maior de pessoas sensíveis ao imenso potencial de transformação que o esporte detém, sobretudo o futebol.

Como representante da Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF) e por percebermos essa nova realidade, aceitamos participar de mais um Desafio promovido pelo consórcio Nike/Ashoka, cujo teor é “Transformando Vidas Através do Futebol”. Na página do Changemakers - http://www.changemakers.com/pt-br/futebol - as idéias norteadoras do projeto que temos concebido estão à disposição dos internautas para consulta, interação e discussão.

Além disto, a 3ª Conferência Nacional do Esporte que será realizada em Brasília de 3 a 6 de junho próximo, estará reescrevendo a história do esporte em nosso país, quando criará um Plano Decenal para ele, plano este que terá força de lei, transformando em políticas de estado todas as suas deliberações. A importância disto é não só a de podermos planejar estrategicamente os anos futuros, mas sabermos que teremos os recursos e de onde eles provirão.

Para que se tenha uma idéia da importância desta Conferência Nacional do Esporte, daremos publicidade apenas aos Dez Eixos Temáticos que orientarão os debates:

• Sistema Nacional de Esporte e Lazer;
• Formação e Valorização Profissional;
• Esporte, Lazer e Educação;
• Esporte, Saúde e Qualidade de Vida;
• Ciência, Tecnologia e Inovação;
• Esporte de Alto Rendimento;
• Futebol;
• Financiamento do Esporte;
• Infraestrutura;
• Esporte e Economia.

Imaginem ainda, que os Eixos Temáticos acima poderão contar com até dez Ações para desenvolvê-los, e cada uma das Ações poderão conter até quatro Metas. Ou seja: 10 Eixos Temáticos X 10 Ações X 4 Metas = 400 Itens para apreciação e discussão, afora todo o trabalho de elaboração das propostas. Muito trabalho mesmo, trabalho este do qual já participamos em duas Etapas, quando das Conferências Municipal e Estadual.

Pergunta-se: É ou não é um tempo de mudanças?

Pois que as aproveitemos!

(...)


Opinião - II
FORTALEZA E SEU TORCEDOR: UMA RELAÇÃO A SER REPARADA


O presidente do Fortaleza, Renan Vieira, segue, a seu modo, conduzindo o Tricolor de Aço de forma até certo ponto surpreendente, do ponto de vista do resultado intracampo deste ano, pelo menos até aqui. Considerando a década compreendida entre 2000 a 2009 e a que se iniciou em 2010, jamais havia visto o Fortaleza tão sem norte quanto agora, administrativamente falando. Promoções pontuais advindas de confraternizações, jantares e outras do gênero dão o tom das políticas de captação de alguns recursos. Ademais, iniciativas isoladas como as do MITT, Ribamar Bezerra e Adegildo Ferrer constituem um modelo do retrocesso do qual o clube tem tirado parte de sua sobrevivência, no que pese isso não representar para estes abnegados demérito algum – muito ao contrário.

A situação acima descrita, contudo, é muito mais comum do que se pode imaginar em se tratando de futebol nordestino. E é bom que lembremos que a descontinuidade administrativa de muitos clubes da região nordeste, e também da norte, se deve à falta de projetos e planejamento estratégico dos clubes, planejamento este que, quando existe, logo é descumprido pelas administrações que se sucedem.

Ao examinar com acuidade a situação do atual presidente tricolor, vislumbramos que nem mesmo o ambiente do futebol está a salvo da mesquinhez humana, mesmo que entre paredros de uma mesma agremiação. Renan sequer conseguiu mobilizar a paixão dos tricolores em prol da causa de manutenção do clube. Muitos continuam a ignorar a situação em que a entidade se encontra, e condicionam seus apoios à mudança do gestor. E Renan, ao que me parece, não acha justo deixar para trás todo seu sacrifício e comprometimento patrimonial, sem que lhe acenem com pelo menos algum ressarcimento. E, convenhamos, é perfeitamente compreensível sua atitude. Afinal, por que não se reúnem os tricolores para negociar com Renan Vieira?

Sou aturdido pela mesquinhez de um amor que divide, subtrai e condiciona de muitos torcedores do Fortaleza, que renegam um dirigente que se sacrifica, por mais que este sacrifício tenha um componente de vaidade. Afinal, o que é a vaidade senão uma predisposição humana para a auto-afirmação?

Torcida tricolor, absolvam Renan e marchem com ele!


EFEMÉRIDES

Ceará tem arrancada surpreendente


Ao já conquistar um quarto da pontuação necessária para se manter na divisão de elite nacional, o Alvinegro abre perspectiva para novos investimentos em seu departamento de futebol profissional. Além disto, a valorização da marca Ceará Sporting Club é fato notório, o que tem facilitado a negociação de novas parcerias.

Vivendo o seu melhor momento em uma competição nacional após o vice-campeonato da Copa do Brasil de 1994, a equipe cearense supera em muito a expectativa realista que dela se fazia, a ponto de estar mantendo até aqui 100% de aproveitamento em seus jogos como mandante.

Contra o Cruzeiro o que se viu foi mais uma aula de aplicação e dedicação dos atletas alvinegros, que tentam a todo custo compensar qualquer desnível técnico em seu desfavor com um futebol que se caracteriza, acima de tudo, pelo caráter e espírito coletivo. Tal fórmula tem-se mostrado tão eficaz que, mesmo com o baixo rendimento de duas das onze peças da engrenagem, casos de Geraldo e Lopes, ainda assim a equipe conseguiu manter um nível coletivo de produção dentro da média esperada.

Embora o próprio técnico alvinegro, PC Gusmão, conspire contra um melhor desempenho da equipe ao exagerar na problematização de sua relação com alguns atletas, nem mesmo isto tem conseguido comprometer a produção da equipe, que parece ter aprendido a lidar com estas poucas situações contraproducentes, de modo a diluir os seus efeitos entre os componentes do grupo, que absorvem e assimilam adequadamente as idiossincrasias de Gusmão.

Mas, se há em PC Gusmão uma virtude basilar ao desenvolvimento de seu trabalho, esta me parece ser a liderança, fato que se traduz pelo espírito de união que permeia a equipe. Impregnada por esta força centrípeta, percebe-se claramente os desdobramentos positivos desta força no plano tático da equipe e em seu desempenho, situação expressa pela fluidez dos posicionamentos, pelas alternâncias das coberturas e pelo elevado sentido coletivo dos atletas.

Todo este grau de envolvimento acaba por gerar maior tensão, maior dinâmica, melhor ocupação dos espaços, além de uma mais eficaz complementaridade de tarefas e funções, fator otimizador da construção de bloqueios defensivos, além de facilitador dos estados de transição, sobretudo das transições defensivas.

Falta ao time alvinegro, para consolidar uma posição de destaque, encontrar em peças adicionais e em padrão tático, um maior equilíbrio entre sua aptidão defensiva e suas necessidades de fazer acréscimos à sua ofensividade.


BREVES E SEMIBREVES

Os dois piores

Jogadores dos times grandes locais fizeram gols neste final de semana: Jonhes, pelo tricolor, e Lopes, pelo alvinegro. Quanta ironia!

Não fora pelo gol
assinalado em grande jogada de Misael, Lopes não teria sido notado. Até Geraldo foi menos pior que ele. Nota dois para Lopes pelo gol marcado.

Lopes, o estreante,
também comprova a incoerência de PC: "Comigo só joga quem está 100%". O "projeto de luxemburgo" ganha de qualquer crocodilo.

Com a bola murcha
de Geraldo e a murchíssima de Welington Amorim, só Erick Flores tendo xingado a mãe de PC pra ficar no banco.

Depois de duas
notas dois, Geraldo reage e faz por merecer uma nota quatro. E o supersticioso PC Gusmão morre de medo de substituí-lo.

Fui informado
do falecimento do radialista Euclides Costa, contemporâneo de Ivan Prudêncio, Paulino Rocha, Paulo Lima Verde, entre outros.

Alyssom Oliveira
além de profissional de qualidade, me parece uma ótima pessoa, acima de tudo generoso, a ponto de distribuir dicas.

Liga Cearense
de Futebol Feminino (LCFF) aceita convite para participar, por nosso intermédio, de mais um Desafio Nike/Ashoka. Tema: Transformando Vidas Através Do Futebol. Projeto concorrente: Clínica de Futebol: Ajudando a Melhorar o Mundo.

Com dirigentes
inaptos para a gestão do futebol como ele é, para quê salvar o Ferroviário, meu caro Alan Neto? Os incipientes dirigentes corais parecem ter saído da clausura. Falta-lhes a faculdade da adaptação ao mundo do futebol.

Nosso velho
Dario, falastrão como sempre, diz que na atual seleção não há ninguém que jogasse na seleção de 70. Esqueceu de dizer que ele não deveria ter estado em 70 e que hoje ele também não jogaria na Seleção. O zagueiro Lúcio é melhor que o Brito; o goleiro Júlio César é superior ao Félix. Quem duvida?



Benê Lima
benecomentarista@gmail.com
benelima@apcdec.com.br
http://blogdobenelima.blogspot.com
http://twitter.com/BeneLimaFrc
[85] 8898-5106 / 3088-6383

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima