Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, julho 23, 2010

O valor de acreditar em si mesmo: a trajetória de Lionel Messi

Talento argentino sempre teve grande apoio caseiro e mostra atributos psicológicos que o diferenciam dos jogadores comuns

Maria Luciana Vainstoc

lionel-messi-argentina

Aos 12 anos, Lionel Messi não imaginava ser a estrela que é hoje. Ele só queria jogar futebol. Uma insuficiência hormonal marcou seu crescimento, tanto físico, quanto desportivo. E também o marcou psicologicamente.

Com apenas 22 anos, em plena fase adolescente, “La Pulga” parecia um adulto, dentro ou fora do campo. Ao talento esportivos, somou-se uma força mental que não correspondia a qualquer outro jogador da sua idade.

Desde o início, teve uma enorme determinação em relação aos objetivos que queria alcançar. Muito tímido, muito centrado, muito maduro, sempre mostrou grande disposição para fazer o melhor de si.

Quando ele fraturou o osso malar, após uma cotovelada sofrida na equipe de juniores, deixou o hospital e jogou a final contra o Espanyol com uma máscara protetora - Messi tinha pegado-a emprestado de Carles Puyol. Usou por 10 minutos, ficou irritado porque estava desconfortável, tirou e foi ao embate. Ele jogou o jogo inteiro com o rosto fraturado...

Há dois pilares que são essenciais para este jogador, transitando desde a juventude, que o fazem ser tão espetacular dentro de campo.

O que o torna diferente no plano psíquico é a força mental para se juntar ao mundo do profissionalismo.
A força mental é treinada na mesma direção de um mero gesto técnico-motor. E para conseguir tal força de caráter, são necessários três elementos importantes.

O primeiro é ter uma família que o contenha, acompanhe e apoie. Esse é um dos pontos mais importantes no ambiente competitivo – e Messi o tem: uma rede de apoio constante.

Se não houvesse chegado a oferta de emprego para o seu pai, George, Lionel poderia ter trilhado um outro caminho na estrada. Teria sido, mas não foi. No final, a família Messi se mudou para Barcelona. Lionel ficou com seu pai, George, que estava sempre ao seu lado.

O segundo é o apoio e contenção que pode lhe oferecer com o clube. Lionel foi mimado por todos os técnicos que teve em "La Masia", palco de formação de jovens atletas do clube catalão.

Ali, sentiu-se em casa e respeitado não só pelos dirigentes e gestores, mas também pelas comissões técnicas. Tal evolução culminou com o clube se rendendo aos seus pés. Hoje, não só está integrado ao grupo principal, mas já ganhou o carinho de todos. E isso faz o atleta se sentir forte.

Finalmente, há o fator mais intrínseco de personalidade dele, que é ter confiança em si mesmo e amar o que faz. Com estes dois pilares (família e clube), Lionel nunca ficou doente. Nunca deixar de lado suas obrigações, ou renegou suas origens.

Do ponto de vista da preparação mental, Messi sempre relacionou sua tranquilidade, simplicidade e atenção ao trabalho. Ele tem a força que é necessária para sair e brilhar, superando cada um dos desafios que lhe cabem empreender.

Essa capacidade psicológica é o que faz os pontapés que sofrem não machucá-lo. É o que diferencia, definitivamente, os jogadores de futebol das super-estrelas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima