Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, julho 05, 2010

Eliminação do Brasil desafia planos de patrocinadores

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

A mídia brasileira começou a repercutir ainda na sexta-feira a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010. Grande parte disso foi motivada por estratégias de patrocinadores da equipe nacional, que aproveitaram o revés para passar mensagens motivacionais ou virar o foco para o torneio de 2014, que será no Brasil.

A primeira a falar sobre o resultado foi a Nike. A empresa de material esportivo usou redes sociais para amenizar a eliminação. “É hora de transformar lágrimas em suor. O treinamento para 2014 começa agora”, disse a companhia em redes sociais.

A Brahma também lançou um anúncio especial para o pós-Copa. Na peça, todos os personagens que apareceram na campanha dos “guerreiros” aparecem. A companhia fez ações com jogadores e com o técnico Dunga para exaltar o espírito da seleção brasileira.

Durante a semana, uma gafe já tinha revelado estratégia similar do grupo Pão de Açúcar. O patrocinador da seleção brasileira tinha preparado um anúncio motivacional para o caso de eliminação, mas o jornal “Folha de S.Paulo” cometeu um erro e publicou a peça após a vitória sobre o Chile na segunda-feira.

Algumas empresas que investiram na seleção brasileira preferiram manter suas campanhas como forma de demonstrar apoio ao time independentemente do resultado. É o caso da companhia de telefonia móvel Vivo, que seguirá com uma ação que distribui camisas da equipe nacional e publicou no fim de semana um anúncio sobre a eliminação.

A Volkswagen também não interromperá as vendas do Gol modelo seleção brasileira. O carro com escudos da CBF bordados nos bancos e vários detalhes alusivos ao time pentacampeão ficará nas concessionárias até que todo o estoque seja vendido – três mil peças foram lançadas.

“Claro que, se ganhássemos, seria excelente para todas as empresas que apoiaram. Mas um resultado negativo é um risco esperado”, minimizou Marcello Serpa, sócio da agência AlmapBBDO, ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima