Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, julho 20, 2010

São Paulo e fisiologista Turíbio Leite findam parceria de duas décadas

Precursor da fisiologia do esforço no futebol brasileiro, profissional admite desconhecer razão para desligamento do clube

Equipe Universidade do Futebol

Foto

O fisiologista Turíbio Leite de Barros (Foto: Carla Ferenshitz/G1)

Uma das parcerias mais antigas e vencedoras do futebol brasileiro foi desfeita. O fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto não prestará mais serviços ao São Paulo. Ele recebeu a notícia de sua demissão, revelada pelo blog do jornalista Juca Kfouri, sem conhecimento do motivo.

“Não tenho explicação. Simplesmente me comunicaram sobre a minha saída na noite de sexta e lamento. Deixei metade da minha vida lá e não tenho nenhuma queixa contra o clube. Só estou desligado sem saber o porquê”, revelou Turíbio, em entrevista ao UOL Esporte.

Graduado em Biomedicina, mestre e doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com inúmeros cursos de especialização, o ex-profissional são-paulino é o precursor da Fisiologia do Esforço no futebol brasileiro.

Ele é um dos profissionais mais respeitados no país em sua área, com participação na seleção brasileira e prestava serviços ao clube do Morumbi desde meados da década de 1980.

Turíbio ainda é membro do American College of Sports Medicine, foi professor de Fisiologia em diversas faculdades e coordenador do módulo "Fisiologia do Exercício" do curso de pós-graduação em Cardiologia da Unifesp.

Além de ter recebido vários prêmios por sua atuação profissional, possui centenas de artigos em jornais e revistas e sete livros publicados – um deles em parceria com a nutricionista Isabela Guerra. Orientou dezenas de teses de mestrado e doutorado e ministrou cerca de 400 palestras, com participação em centenas de eventos científicos.

Oficialmente, o São Paulo ainda não se pronunciou. “Não quero falar sobre isso. Melhor você conversar com o presidente [Juvenal Juvêncio] ou com o Leco [vice-presidente de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva]. Por mim, ele não sairia”, sintetizou o médico e superintendente de futebol tricolor, Marco Aurélio Cunha, ainda em entrevista ao UOL Esporte.

*   *   *

COMENTÁRIO. Será que no resto do mundo a maneira de se dispensar os serviços de um profissional deste naipe se dá em circunstâncias idênticas à de Turíbio? Ou será que por outras plagas há mais ponderação, educação e consideração? Há poucos dias, tivemos aqui em Fortaleza a dispensa de um profissional da TV Diário, o colega Carlos Fred, em circunstâncias que guardam certa semelhança. Mesmo que tenha havido certa precipitação do Fred em confrontar algum superior para buscar explicação para alguns fatos, faltou de quem representa a casa [TV Diário] um pouco mais de habilidade e respeito. Lamenta-se!

.

2 comentários:

  1. O São Paulo se diz um time grande, mas está atitude mostra como o São Paulo(direção/cartolas) não entendem nada de futebol.
    O Prof. Turibio é um "papa" como fisiologista, será uma grande perda para o Tricolor, mas com certeza e sei que o Turibio está muito chateado, e logo ele estará em um grande clube novamente.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima