Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, julho 15, 2010

Exemplo dos EUA empolga África do Sul no futebol

Projeto de popularização do esporte deve ser adotado para os próximos anos

Equipe Universidade do Futebol

vuvuzela 2206 A Copa do Mundo na África do Sul é das torcidasA África do Sul já escolheu um exemplo para seguir nos próximos anos. A partir da Copa do Mundo de futebol de 2010, o país pretende ter uma evolução na modalidade similar ao projeto desenvolvido pelos Estados Unidos desde 1994.

Naquela época, a Copa do Mundo integrou um projeto para popularizar o futebol na região. Os Estados Unidos haviam sido campeões mundiais femininos da modalidade em 1991, título que voltaram a conquistar em 1999, mas acumulavam anos sem resultados expressivos entre os homens.

O interesse gerado pela realização da Copa do Mundo motivou a construção de centros para a prática do futebol e a criação de uma estrutura de base. Isso aumentou gradativamente o interesse local pelo futebol, e o resultado foi um incremento contundente na audiência televisiva do torneio deste ano.

Em campo, a seleção masculina dos Estados Unidos também evoluiu. O time americano foi vice-campeão da Copa das Confederações do ano passado. Em 2010, obteve o primeiro posto em um grupo que tinha a favorita Inglaterra e caiu nas oitavas de final, diante de Gana, apenas na prorrogação.

“A Copa do Mundo fez parte de algo maior nos Estados Unidos, e acho que podemos seguir um caminho parecido. Os times de lá evoluíram muito, a seleção cresceu demais. Nós também podemos nos desenvolver”, disse Danny Jordaan, diretor-executivo do comitê organizador local do torneio da África do Sul.
A ideia da África do Sul é inaugurar ao menos 52 quadras de futebol no país nos próximos anos. “Precisamos dar estrutura para que os jovens pratiquem o esporte. Só assim o futebol vai poder crescer”, finalizou Jordaan.

Fonte: Máquina do Esporte

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima