Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, agosto 11, 2011

Diferentes posições do futebol de campo e a especificidade da preparação fisica

Programa de treinamento físico bem planejado, respeitando diferentes comportamentos fisiológicos de cada função poderá influenciar positivamente no resultado dos jogos
Jaemyeong Shin e Sônia Beatriz da Silva Gomes*

Resumo

A preparação física no futebol é implantada em qualquer atividade referente ao treinamento físico, técnico, tático e até mesmo no treinamento de restabelecimento dos atletas, sendo assim um dos requisitos mais importantes para estruturar um time de futebol. Os futebolistas de diferentes posições possuem suas próprias características físicas decorrentes das exigências específicas de cada função durante a partida, pois estão ligadas às suas ações em campo. 

A metodologia utilizada neste estudo foi a de revisão bibliográfica. Nos estudos pesquisados os jogadores demonstraram níveis de condicionamento aeróbio distintos, os valores dos goleiros mostraram a média de 52,68 ml.kg-1.min-1, comparando com outras posições como zagueiros de 60,28 ml.kg-1.min-1, laterais de 61,12 ml.kg-1.min-1, meio-campistas de 61,01 ml.kg-1.min-1 e atacantes de 59,94 ml.kg-1.min-1. Nos resultados apresentados, os meio-campistas apresentaram os valores maiores na potência aeróbia do que outras posições como atacantes, zagueiros e goleiros devido às suas posições exigirem que seja percorrido cerca de 12km em uma partida de futebol. As exigências de suas funções no campo mostraram diferentes valores nos condicionamentos aeróbios. 

A preparação física no futebol de campo vem evoluindo cada vez mais, um programa de treinamento físico bem planejado, respeitando diferentes comportamentos fisiológicos de cada posição poderá influenciar positivamente no resultado dos jogos.

Introdução

A preparação física é um programa que tem relação com qualquer atividade física do ser humano, sugerindo o programa mais adequado para a exigência das pessoas através de um sistema planejado e orientado de exercícios físicos.

Hoje em dia, o exercício físico tem como objetivo buscar diferentes manifestações e expressões do movimento humano, desenvolver os componentes da aptidão física sob a perspectiva da promoção da saúde, melhorar a qualidade de vida e bem estar corporal, tanto na área de saúde como na forma de lazer e esportes.

Então, como é a preparação física no futebol? A preparação física no futebol é implentada em qualquer atividade referente ao treinamento físico, técnico, tático e até mesmo no treinamento de restabelecimento dos atletas, sendo assim é um dos requisitos mais importantes para estruturar um time de futebol, fazendo com que seja também um fator preponderante para o sucesso de uma equipe em uma competição.

Quando se assiste a um jogo de futebol pode se perceber que no primeiro tempo de partida, os movimentos dos jogadores estão muito ativos com deslocamentos leves em alta velocidade, mas quando começa o segundo tempo, pode se observar que as ações dos atletas ficam mais pesadas, acontecendo assim substituições por desgaste físico, muitas faltas e erros, diminuindo os critérios e a velocidade do jogo. Isso acontece obviamente porque os jogadores ficam face a face com o limite da capacidade física ou quando os mesmos não estão devidamente preparados.

Nas últimas décadas a preparação física evoluiu muito com as ciências do desporto e a medicina esportiva, e também continua se desenvolvendo com estudos científicos, pelos especialistas em treinamento físico. Enquanto no passado, a preparação física no futebol era feita de forma simples, como se fosse um aquecimento, mas hoje, a preparação física é um fator imprescindível, os princípios do treinamento são sustentados por conhecimentos científicos sob um perfeito controle.

Para ler o artigo na íntegra, clique 
aqui.

*
Shin é acadêmico do Curso de Bacharelado da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS. 

Contato: 
jaeshin85@hotmail.com 

Sônia Beatriz é professora Orientadora da PUCRS. 

Contato: 
sbgomes@pucrs.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima