Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 29, 2011

Estruturando o espaço de jogo: do anárquico ao elaborado

Bruno Baquete
É preciso criar um processo de aprendizagem adequado para o desenvolver da “habilidade espacial” dos atletas

Estruturar o espaço de jogo não se resume apenas a “fechar o espaço aqui ou ali” ou saber se posicionar neste ou naquele esquema tático, mas sim no entendimento do jogo como um ambiente de cooperação e disputas posicionais.

Estruturar bem o espaço de jogo passa por saberes anteriores aos conteúdos estruturais do Modelo de Jogo e faz parte das competências essências.

Conforme nos trazem em seus estudos Alcides Scaglia e Júlio Garganta, a estruturação do espaço, a relação com a bola e a comunicação na ação fazem parte das competências essenciais do jogo de futebol. Essas competências caminham juntas em todo o processo de evolução do jogar dos atletas e são habilidades básicas dentro do jogo.

Na estruturação do espaço, os jogadores caminham de uma fase anárquica, em que os jogadores se aglutinam em torno da bola, até uma fase elaborada, quando há polivalência de funções e as ações dos jogadores são coordenadas coletivamente.

Antes de chegar à fase elaborada, os jogadores passam ainda pelas fases de descontração, em que a ocupação do espaço acontece em função dos elementos do jogo, e estruturação, quando há uma ocupação racional do espaço do jogo.

Ao longo desse processo de evolução da fase de jogo no que tange a estruturação do espaço, os jogadores vão entendendo gradativamente: o espaço de jogo; como se posicionar em função dos elementos constituintes da partida (campo, bola, alvos, companheiros, adversários); suas funções e as de seus companheiros; como a regra orienta a ocupação do espaço; posicionamentos básicos; a coordenação coletiva de funções dentro do jogo, etc.

Nesse processo de evolução, os jogadores passam a visualizar, entender e elaborar respostas cada vez mais evoluídas aos problemas “espaciais” do jogo.

Como nada ocorre por acaso, é preciso criar um processo de aprendizagem adequado para o desenvolvimento da “habilidade espacial” dos jogadores.

Abaixo, apresento três atividades que têm a estruturação do espaço como norte. Vale ressaltar que elas fazem parte de um processo hipotético de treino.

Atividade 1

Descrição
- Atividade é composta por duas equipes de três jogadores.

Pontuação
- Equipe que fizer o gol nos golzinhos adversários marca 1 ponto.



 

Atividade 2

Descrição
- Atividade é composta por duas equipes de quatro jogadores mais um coringa que joga para a equipe que estiver com a posse de bola.

- Cada jogador deve ficar no seu quadrante dentro do campo e o coringa se movimenta de forma livre pelos quadrantes.

Pontuação
- Equipe que trocar cinco passes marca 1 ponto.



 

Atividade 3

Descrição
- Atividade é composta por duas equipes de cinco jogadores mais quatro coringas que jogam dentro de um espaço delimitado nos vértices do campo.

Pontuação
- Equipe marca ponto quando conseguir fazer um passe para os coringas.



 

Estruturar o espaço de jogo vem antes e vai muito além do esquema tático...

Até a próxima!

Tags: estrutura, comunicação, Princípios Operacionais do Jogo, Setor Técnico,treinamento esportivo, pedagogia do treinamento
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