Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 22, 2011

O quinto momento do jogo: bolas paradas


Todas as dinâmicas, ofensivas e defensivas, devem ser norteadas pelo Modelo de Jogo e contemplar a transição
Bruno Baquete
O jogo de futebol pode ser entendido a partir de quatro momentos: ofensivo, defensivo, de transição ofensiva e de transição defensiva, os quais se relacionam entre si de forma complexa.
Em decorrência da observação do comportamento distinto das equipes nas jogadas originárias de bolas paradas surgiram várias discussões sobre a necessidade de se adicionar um novo momento para o entendimento do jogo de futebol: o momento das bolas paradas.
Surgira, assim, o quinto momento do jogo!
Alguns autores foram além e afirmaram que o quinto momento correspondia às bolas paradas defensivas e o sexto momento às bolas paradas ofensivas – não é o objetivo entrar nessa discussão e vamos tratar as bolas paradas como um momento apenas.
Nesse quinto momento do jogo, as equipes partem da organização, ou seja, os jogadores “conhecem” o posicionamento da sua equipe e do adversário (fato raro no jogo de futebol que se caracteriza por um jogo em que o caos é seu ambiente). A partir dessa organização, os jogadores que têm a bola parada a seu favor tentam desorganizar o adversário para obter o êxito na jogada enquanto a equipe adversária exerce uma ação contrária.
Toda essa dinâmica tanto ofensiva como defensiva precisa ser norteada pelo Modelo de Jogo que deve contemplar ainda a transição após essas jogadas.
No Modelo de Jogo preciso definir a forma de marcação, a forma de ataque, a estruturação do espaço, a barreira (em tiro livre direto/indireto), o balanço ofensivo e defensivo (pensando na transição), quem e como a reposição será feita, etc.
A partir da definição dos conceitos devo construir as atividades.
As atividades seguem os mesmos pressupostos apresentados nas colunas anteriores, só que neste momento a ênfase é nas questões pertinentes às bolas paradas sem descontextualizá-las do jogo. Isso significa que as bolas paradas devem estar inerentes ao jogo e não ser treinadas separadas e sem ter uma ligação com os momentos subsequentes à mesma.
Vamos ao exemplo prático.
O Modelo de Jogo da minha equipe pressupõe que a marcação a ser realizada na bola parada defensiva no escanteio é a marcação mista com um jogador marcando a zona da bola baixa (2), um marcando a zona da primeira trave (7), um marcando a zona central da área (4) e um jogador marcando a zona da entrada da área (10), com os demais marcando individualmente, conforme ilustração abaixo: 

No balanço ofensivo, minha equipe possui um jogador no meio de campo na lateral oposta lado do escanteio e um jogador centralizado, conforme ilustração abaixo: 

Na transição ofensiva, minha equipe deve estruturar rápido um 1-4-4-2 em losango e o jogador que recuperar a bola deve buscar um passe vertical e a equipe deve progredir e realizar um contra-ataque ou um ataque rápido, conforme animação abaixo:
 

 
A fim de desenvolver os conteúdos descritos acima relacionados à bola parada defensiva no escanteio a atividade abaixo foi concebida.
Descrição
- Atividade de 11 X 11 no campo todo (“coletivo” adaptado)
- Toda a vez que a bola sair do campo a reposição é feita a partir de um escanteio
Pontuação
Geral
- Gol durante o jogo vale três pontos (sem ser a partir do escanteio)
Equipe que ataca no escanteio- Finalização no gol ou pra fora vale um ponto
- Gol vale cinco pontos
Equipe que defende no escanteio- Se ultrapassar a linha tracejada com a bola dominada marca um ponto
- Se fizer o gol no contra-ataque vale cinco pontos
Regra do goleiro- Se fizer a saída completa no escanteio sua equipe marca um ponto
 

 
Treinemos as jogadas de bola parada que elas alteram, sim, o placar!
Para interagir com o autor: bruno@universidadedofutebol.com.br  
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima