Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 29, 2011

Segunda edição de seminário do Grêmio propõe quebra de paradigmas no futebol em vários aspectos

Evento contou a participação de profissionais ligados ao Barcelona e à Inter de Milão; Universidade do Futebol esteve representada
Equipe Universidade do Futebol

O Grêmio, com o apoio da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou entre os dias 25 e 27 de agosto de 2011, no estádio Olímpico de Porto Alegre, a segunda edição do seu Seminário de Futebol. “Construindo os Alicerces da Formação nas Categorias de Base” foi o tema que serviu de pano de fundo para as apresentações teóricas e práticas, debates e questionamentos.

As 200 vagas oferecidas foram totalmente preenchidas por um público participativo, formado por treinadores, professores e estudantes de educação física, jornalistas, entre outros profissionais, todos interessados em atualizar e aprofundar seus conhecimentos nos diferentes aspectos abordados relacionados ao desenvolvimento do futebol de base.

Cinco profissionais foram convidados para apresentar conteúdos relacionados ao tema central, porém sob diferentes perspectivas.

Jordi Melero Busquets, ex-jogador do FC Barcelona e atual Gerente de Prospecção da Secretaria Técnica de Futebol, deu uma mostra da razão pela qual o clube catalão é hoje considerado uma referência mundial.

Entre os muitos aspectos abordados sobre o trabalho realizado nas categorias de base, Jordi destacou o perfil de atleta que o Barça cultiva, procurando-se sedimentar uma mesma “linguagem” futebolística entre suas equipes profissionais (principal e B) e suas equipes formativas. 

O clube procura através de sua filosofia de jogo selecionar e desenvolver atletas que não precisam ser necessária e simplesmente altos e fortes, mas fundamentalmente tenham boa técnica individual, com destaque para o fundamento do passe, inteligência e pensamento rápido, velocidade de bola e dinamismo em campo para todas as posições, sentido coletivo de marcação (incluindo-se os atacantes); além de requisitos comportamentais, em que ser discreto deve ser uma das suas características.

 

"Como Ensinar Futebol": conheça o novo curso on-line oferecido pela Universidade do Futebol

 

Antoni Lima Sola (Toni), também ex-jogador do Barça (antigo companheiro de quarto do treinador Guardiola nos tempos em que jogavam na base) e que atualmente é responsável pela prospecção de atletas da Inter de Milão, discorreu sobre algumas diretrizes aplicadas na formação de atletas, destacando peculiaridades da antiga La Macia, residencial que serviu de alojamento para inúmeros craques formados pelo Barcelona e da moderníssima estrutura de trabalho que o clube inaugurou recentemente.

Nuno Amieiro, ex-treinador adjunto do FC Porto e especialista de Alto Rendimento da Universidade do Porto, apresentou ideias e propostas práticas sobre a ainda polêmica metodologia, sistematizada pelo português Prof. Dr. Victor Frade, e conhecida como Periodização Tática.

Citando Frade, o Prof. Nuno lembrou que “o tático não é físico, não é técnico, não é psicológico, mas precisa deles para se manifestar”. A Periodização Tática tem como referência o Modelo de Jogo que se pretende desenvolver para determinada equipe. 

A abordagem essencial desta proposta metodológica – e uma das questões que mais causa polêmica – é a negação de treinamentos físicos e técnicos realizados de forma isolada ou dissociados das situações de jogo em si. A ideia básica é que todas as capacidades necessárias ao jogador de futebol podem ser adquiridas através de treinamentos que simulem de diferentes maneiras as situações concretas de jogo.



 

Coube ao Prof. João Paulo Medina, Diretor Executivo da Universidade do Futebol, discorrer sobre os desafios da capacitação profissional no futebol nestes dias em que os fenômenos da globalização tendem a alterar drasticamente as relações entre as pessoas, com reflexos também sobre as nossas relações sociais e de trabalho. 

Por outro lado, nos próximos anos, haverá cada vez menos espaço para aqueles que insistirem em enxergar o atleta apenas pelas suas dimensões biológicas ou técnicas, sem procurar entender melhor o ser humano em sua totalidade ou complexidade.



 

Por fim, Alberto Monteiro, destacado professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Educação Física pela Universidade do Minho (Braga-Portugal), brindou a todos os presentes falando sobre “A excelência no desempenho desportivo: uma proposta baseada em valores”.

Valores como coragem, confiança, honra, vigor, disciplina, perseverança e determinação são fundamentais para a superação no esporte. Porém, uma superação que não seja focada no oponente, mas em si mesmo. Em outras palavras, "mais importante do que vencer o adversário é que a cada dia sejamos melhores do que fomos ontem".



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima