Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 29, 2011

Pausa para comerciais: o “World Football Challenge” nos Estados Unidos

Repercussão dos times convidados tem sido ótima, e país deve se tornar parada obrigatória para clubes europeus em pré-temporada
Helio D'Anna

 

A temporada da primeira divisão profissional nos Estados Unidos, a MLS, tem uma paralisação anual que já começa a virar tradição: no meio do campeonato, os clubes fazem amistosos internacionais, tanto dentro do país, quanto no exterior.

A ideia principal é conciliar a pré-temporada dos times da Europa com as férias escolares nos EUA. Assim, grandes espetáculos de equipes de expressão mundial são conduzidos em estádios cheios, gerando capital para a MLS, os clubes envolvidos, televisão, etc. Há também o objetivo de continuar a promover o esporte nos EUA, buscando aumento de público.

Durante a pausa, há também o All Star Game (Jogo das Estrelas) que reúne os melhores jogadores da liga para atuar contra um clube convidado do exterior (este ano, o Manchester United venceu pelo segundo ano seguido os All Stars. O resultado final foi 4 a 0).

Um evento que começa a virar tradição nesse período de parada da MLS é o WFC, ou World Football Challenge (Desafio Mundial de Futebol). Ele começou em 2009 e envolve times da MLS, Europa e México, que formam uma tabela única em que cada time joga três vezes. O campeão é estabelecido pela soma de pontos tanto por vitória ou empate, quanto por número de gols marcados (havendo critério de desempate, já que nem todos times jogam contra si).

Univ Fut

Na realidade, os times da MLS que são convidados representam sua conferência na tabela (ou seja, conferência leste ou oeste da MLS). Sendo assim, os times da conferência leste jogam três jogos ao todo, assim como os times da oeste. Da mesma maneira, cada time do exterior também atua em três partidas. Em 2011, a tabela única ficou assim:

• Manchester City FC – Premier League da Inglaterra (três jogos)
• Manchester United FC – Premier League da Inglaterra (três jogos)
• FC Barcelona – La Liga da Espanha (três jogos)
• Real Madrid CF – La Liga da Espanha (três jogos)
• Juventus FC – Serie A da Italia (três jogos)
• Club America – Primera Division do México (três jogos)
• CD Guadalajara – Primera Division do México (três jogos)
• Sporting Clube de Portugal – Primeira Divisão de Portugal (um jogo apenas – não teve consideração quanto a ser campeão do torneio)
• MLS Conferência Leste - três jogos pelos times: Chicago Fire (um jogo), New England Revolution (um jogo), Philadelphia Union (um jogo)
• MLS Conferência Oeste - três jogos pelos times: Los Angeles Galaxy (dois jogos) e Vancouver Whitecaps FC (um jogo)

Os times se comprometeram a usar (dentro da medida do possível) seus maiores astros, e sendo assim, garantindo interesse do público. Pelo mesmo motivo, durante as partidas, não houve acúmulo de cartões, nem suspensões por expulsões.

O evento foi considerado um sucesso, com média de público alta, transmissão em cadeia nacional da maioria dos jogos, e com duelos muito interessantes. Destaque para: vitória do Manchester United sobre o Barcelona por 2 a 1; vitória do Real Madrid sobre o LA Galaxy por 4 a 1; e do Sporting sobre a Juventos, 2 a 1 (a tabela dos jogos e melhores momentos pode ser vista aqui).

Ao final, Real Madrid e Manchester United terminaram com 17 pontos cada, sendo que o clube merengue foi coroado campeão pelos critérios de desempate. A MLS leste e oeste não se deu bem, e ambas as conferências ficaram na parte de baixo da classificação.

Há interesse em se expandir o WFC ano que vem para mais clubes e jogos. E como a repercussão dos times convidados tem sido ótima, parece que os EUA serão parada obrigatória para clubes em pré-temporada na Europa.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima