Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 15, 2011

Duas rodadas iniciais do Campeonato Espanhol param; atletas cobram proteção salarial

Greve tem apoio de jogadores renomados, como Casillas, Puyol e Xabi Alonso; LFP deve se pronunciar em breve
Equipe Universidade do Futebol

O Campeonato Espanhol não começará na data estipulada. Em anúncio realizado na última quinta-feira, a Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE), por meio de seu presidente, Luis Rubiales, confirmou a convocação de uma greve geral dos atletas para as duas primeiras rodadas da competição.

“Nós, futebolistas, nos reunimos e decidimos que já basta. Todos os futebolistas da primeira e segunda divisões tomamos uma decisão responsável, firme e unânime de convocar uma greve para a primeira e segunda rodadas. Não haverá liga até que se firme um novo convênio coletivo”, anunciou Rubiales, durante evento que reuniu cerca de 100 atletas profissionais, entre eles o capitão da seleção espanhola, o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, e outros nomes de peso como Carles Puyol e Xabi Alonso.

O ponto de discórdia com a Liga de Futebol Profissional (LFP) é em relação ao convênio coletivo dos jogadores. A AFE reivindica um fundo de garantia destinado para proteger os salários dos jogadores caso um clube fique falido.

Em julho, por exemplo, o Racing Santander solicitou proteção de crédito, na esteira de clubes como Mallorca, Zaragoza, Real Betis, Rayo Vallecano e Granada – todos integrantes da primeira divisão do futebol do país. Os atletas também reivindicam o pagamento dos salários atrasados por parte de algumas agremiações.

“Vivemos uma situação lamentável. Não queremos mais dinheiro. Queremos que se cumpram os contratos. Que os futebolistas sejam tratados igualmente em uma equipe e em outra”, acrescentou o presidente da AFE.

O mandatário já havia cobrado uma postura da LFP, avisando que a liga teria de se iniciar apenas quando os problemas fossem realmente resolvidos. Decepcionado, Rubiales disse não entender como uma disputa que está crescendo em torno de 8% a 10% por temporada tenha um fundo com mais restrições do que em acordos anteriores.

De acordo com a imprensa espanhola, a expectativa fica toda em cima da LFP, que deverá tentar um acordo com os jogadores a tempo de garantir a realização das duas primeiras rodadas do Campeonato Espanhol. Somente assim o “colapso” seria evitado.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima