Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 08, 2011

O que o jogo de futebol atual exige de seus goleiros? Aspectos de formação, preparação e evolução da espécie

A evolução da posição dentro deste esporte ainda não é acompanhada pela demanda de maiores e melhores números de informações sobre suas funções dentro do jogo
Gustavo Moino*

Não há duvidas de que o futebol, assim como a maioria dos outros esportes, tem sido influenciado pelos avanços proporcionados pelas informações das ciências do esporte, em que a cada ciclo de campeonatos mundiais específicos, novos métodos e estratégias competitivas favorecem a evolução do esporte. Referente a isto falaremos sobre informações de exigências contemporâneas e conteúdos do processo de formação de atletas de futebol na posição de goleiro, posição na qual cada vez mais ganha destaque no cenário futebolístico, devido ao seu alto componente decisivo de uma partida, em que suas ações estão diretamente ligadas ao sucesso ou fracasso de uma equipe, exigindo assim um alto nível de preparação deste atleta, analisando suas exigências e buscando a formação qualificada de novos atletas para a posição.

Segundo Piqueras e Vallet (2006) a bibliografia em relação a este tema é escassa, o qual dificulta muito o trabalho àquele que queira aprofundar-se neste tema. Ratificando, ainda é pouco o que se sabe, cientificamente, sobre este atleta. Poucos são os estudos que possam mostrar exigências específicas, mapeamentos de ações técnico-táticas e dados referenciais de jogo (e até mesmo comparativos), no qual o profissional responsável pelos treinamentos, preparação e formação deste atleta possa utilizar como referência para fazer um bom direcionamento de acordo com suas exigências. Com isso, este artigo buscará reunir informações de questões específicas sobre a evolução e características de exigências de um goleiro de futebol atual.

Segundo Madir (2001) a formação do goleiro não está somente ligada à proteção do gol e deverá incluir uma grande parte de ações fora dela. Isso mostra que a exigência do goleiro moderno é cada vez mais como parte de um jogador da linha de defesa, tendo que desenvolver habilidades de função tática individual e coletiva, como manter posse de bola, acionar jogadas ofensivas rápidas, jogar com os pés, coberturas defensivas, posicionamento e ângulos de arremates, proteção de toda área penal entre outras ações.

Acrescentando, Yagüe (2001) mostra que com a mudança das exigências de um goleiro, após as mudanças na regra de 1991, este fato ocasionou um aumento de suas responsabilidades e obrigações no jogo; em contrapartida, este se limitou às possibilidades de atuação. Em resumo, os problemas técnico-táticos que as novas regras lhe impõem, exigem um tipo de goleiro distinto, cuja única missão não seja somente impedir que a bola atravesse a linha do gol, com uma posição natural debaixo do gol e com pouca relação da bola com os pés (exceto tiro de meta e voleios), ainda mais com a pressão de adversários. 

O goleiro nas exigências atuais estará obrigado a intervir tecnicamente e taticamente em uma organização coletiva do jogo defensivamente e ofensivamente, a jogar com os pés como parte da linha defensiva com pressão dos adversários e sair da sua área para exercer uma cobertura da última linha da defesa. Conforme as citações anteriores definem-se as exigências gerais do goleiro no jogo de futebol como:

- Jogo de posicionamento: o goleiro deve atribuir suas estratégias defensivas tendo um posicionamento eficiente (bissetriz), mudando seu posicionamento em função da direção da bola, de seus companheiros e seus adversários, preenchendo da melhor maneira o ângulo de arremate, objetivando a proteção direta do gol.

- Organizador e coordenador do setor defensivo: atribuído à sua visão privilegiada no jogo e possibilidade de correção do setor defensivo, exige-se deste atleta uma leitura de jogo apurada e conhecimento tático geral e específico de sua equipe, seguindo as características do modelo de jogo.

- Domínio e proteção da área de pênalti: a proteção indireta do gol está atribuída às exigências mais complexas das ações do goleiro, em que este deverá interceptar linhas de passes ofensivas adversárias com uma precisão peculiar, analisando constantes variações espaço-temporais, trajetória da bola, movimentação adversária e posicionamento defensivo; sendo assim, este deve demonstrar tranquilidade, segurança e domínio sobre este espaço de intenso perigo.

- Comportamento ante as situações de bola parada: com o aumento do aproveitamento em situações de bola parada, o goleiro tornou-se peça chave para a neutralização de perigo desta situação de jogo.

- Duelos com adversários (ex: 1x1): são os enfrentamentos em que os goleiros utilizam de suas estratégias defensivas para dificultar a ação ofensiva do adversário. O sucesso nesta situação para o goleiro pode influenciar intensamente e diretamente sobre o resultado, além do bom aproveitamento nestas situações extremamente decisivas, que pode garantir muitos pontos à equipe na competição.

- Apoio ao setor defensivo: Além de oferecer uma cobertura para o setor defensivo, dentro e fora da área é exigido de um goleiro que este tenha condições de manter a posse de bola com os pés, oferecer linhas de passe para distribuição e manutenção da posse de bola no setor defensivo.

- Iniciador de ataque: para surpreender o adversário com transições de ataques de velocidade e contra-ataques rápidos, exigiu-se a melhora das ações técnicas de reposição de bola e leitura tática com a tomada de decisão rápida do goleiro, em que este passa a ser o primeiro jogador a iniciar uma situação dessas, quando com a posse de bola.

- Gestor do tempo da partida: o goleiro é um elemento importante para a gestão do ritmo da partida; cortar o ritmo da equipe adversária e em situações de inferioridade, ou temporizar o início de uma jogada. Numa situação contrária, com necessidade de busca pelo resultado, este pode acelerar o ritmo e iniciar rapidamente jogadas ofensivas.

Exigências estas especialmente diferenciadas pela regra do jogo, no qual é necessário este atleta desenvolver habilidades motoras e de inteligência cognitiva extremamente diferentes de um atleta de linha. O goleiro requer de um número de recursos motores amplos e variados, de uma precisão peculiar decisiva e noções espaço-temporal em relação à bola e outros jogadores, com ajustes de seu posicionamento de proteção ao gol e área em constantes mudanças. Para Madir (2001) com a diferença que ocorre com outras posições, é extremamente necessário o desenho de um programa de trabalho específico, para que este jogador chegue ao mais alto nível e à melhor condição físico-técnico-tático possível.

Sendo assim, dada a importância do goleiro dentro do jogo de futebol, podemos avaliar a notoriedade da função do responsável pela organização, planejamento e execução dos treinamentos para goleiros de maneira integrada, salientando a importância da definição de conteúdos técnico-táticos, com base nas funções e exigências deste atleta no jogo, tanto para a formação de novos atletas, como para a preparação em alto nível.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima