Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, agosto 24, 2011

A relação entre neurociência e futebol

Em palestra, Miguel Nicolelis apresentou alguns elementos que possibilitam ampliar-se a percepção dos jogadores de futebol em suas ações motoras básicas
João Paulo Medina

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, importante pesquisador, radicado nos EUA, utilizou, em um dos capítulos de seu livro "Muito além do nosso eu", o quarto gol do Brasil contra a Itália, na final da Copa de 1970, como exemplo para discutir a plasticidade e a interação dos neurônios e dos circuitos cerebrais. O pesquisador contou em detalhes, tão bem quanto os melhores narradores e comentaristas esportivos, como oito jogadores trocaram passes, durante 30 segundos, sem interrupção. Ele disse, e concordo, que nenhum dos oito atletas tinha a ideia sobre o que seria o resultado final de sua interação com os companheiros, além de ser impossível planejar o lance. Já os reducionistas, lembrou o neurocientista, tentariam explicar a complexidade da jogada estudando as características de cada jogador e separando as ações de cada um no momento da jogada.
(Tostão, na Folha de S. Paulo; 17/07/2011)


É inegável a importância da ciência para o desenvolvimento do esporte de forma geral. Porém paradoxalmente não podemos dizer que o conhecimento científico tenha ainda, em pleno século 21, livre trânsito nos clubes de futebol. 

Se por um lado, podemos constatar que certos saberes em áreas como a fisiologia do esforço, biomecânica, estatística, estejam presentes no dia-a-dia das comissões técnicas, há outros que ainda não fazem parte das preocupações dos profissionais que trabalham na formação e desenvolvimento dos atletas. É o caso de conhecimentos sobre neurociência aplicada, por exemplo.

No último dia 20 de agosto esteve no Museu do Futebol em São Paulo, para a realização de uma palestra, o Dr. Miguel Ângelo Laporta Nicolelis, pesquisador da Universidade de Duke (EUA), fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN) e considerado um dos mais destacados cientistas no início deste século, pela revista Scientific American.




Dr. Miguel Nicolelis fala sobre a genialidade de Pelé no Museu do Futebol
 

O tema escolhido por Miguel Nicolelis, que é um palmeirense fanático, foi “Como o Cérebro Incorpora a Bola” e que tratou da relação entre a neurociência e o futebol, além de noções sobre seu inovador trabalho de pesquisa.

Durante 60 minutos, misturando seu profundo conhecimento científico com uma incontida paixão pelo futebol, desenvolveu ideias originais sobre a relação metafórica entre o cérebro humano e o universo, a realidade como um grande delírio, tempestade e sinfonia elétrica cerebrais, reflexo e modelo neurais, entre outros assuntos relacionados à neurociência.

No que se refere ao futebol, o destaque ficou por conta de considerações a respeito da genialidade de grandes futebolistas e em especial de Pelé e sua impressionante capacidade perceptiva. Em essência procurou trazer alguns elementos que possibilitam ampliar-se a percepção dos jogadores de futebol em suas ações motoras básicas.

O assunto é ainda muito polêmico, mas ao mesmo tempo instigante. E se não puder trazer luzes, muito provavelmente trará pistas interessantes para os profissionais que estudam e procuram desenvolver a metodologia do treinamento no futebol de forma cientifica e séria.

Para os interessados nestas questões ligadas à neurociência sugerimos a leitura do livro de Miguel Nicolelis “Muito Além do Nosso Eu”, Editora Companhia Das Letras.



 

*Texto originalmente publicado no Blog do Medina

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima