Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, novembro 19, 2009

Futebol feminino ocupa horário de homens

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo


Lançado oficialmente na última terça-feira, o Torneio Internacional Cidade de São Paulo de futebol feminino, que reunirá seleções de Brasil, Chile, China e México, foi programado para dezembro deste ano por uma série de motivos. Entre eles está um acordo de mídia, que colocará as partidas de mulheres no horário tradicionalmente ocupado pelo masculino a fim de ajudar o comercial.

As oito partidas do torneio (seis da primeira fase, disputa de terceiro e quarto lugar e a decisão) serão exibidas pelo canal Bandsports (TV fechada), e quatro delas (as três do Brasil na primeira fase e a disputa do título) estarão na Band. Os jogos da rede aberta acontecerão às 21h50 de quarta-feira (Brasil x Chile e China x Brasil) e na tarde de domingo (Brasil x México está marcado para 18h, enquanto a decisão será realizada às 16h).

"Nós estaremos na TV aberta, em um horário nobre. O futebol masculino consolidou essas faixas como períodos dedicados ao futebol, e nós vamos tentar aproveitar isso. Estar na TV aberta nesses horários tem um peso enorme", disse Paulo Roberto Bastos, da SportPromotion, empresa de marketing esportivo que é responsável pela parte comercial do torneio.

A valorização da TV aberta pode ser explicada pelo histórico recente da SportPromotion. A agência também atuou na Copa Libertadores feminina, disputada pela primeira vez neste ano, que também teve partidas exibidas pela Band. "Por que a Libertadores foi um sucesso? Porque estava na TV aberta. Não tem como divulgar um torneio se ele não estiver lá", sentenciou Bastos.

A repercussão da Libertadores, aliás, foi um dos motivos para a criação do quadrangular de seleções agora. Também pesaram a agenda (o torneio para mulheres começa no dia 9 de dezembro, três dias depois do término do Campeonato Brasileiro masculino) e a presença de jogadoras como Cristiane e Marta no país (as duas fecharam com o Santos durante o recesso da liga dos Estados Unidos).

Com o bom momento, a facilidade de as estrelas estarem presentes e o horário na TV aberta, a montagem do plano comercial para o quadrangular passou a ser mais simples. A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo é a principal apoiadora do evento, mas não pode custear totalmente a realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima