Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, novembro 29, 2009

Testes físicos de pré-temporada para goleiros: metodologia de trabalho
Organização depende de condições financeiras, disponibilidade de equipamentos, competência dos profissionais, apoio da direção e compreensão do grupo de atletas
Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa

O objetivo deste artigo é apenas expor uma metodologia de trabalhos realizados em uma pré-temporada. Vale ressaltar que a organização de uma preparação depende das condições financeiras e disponibilidade de equipamentos. A competência dos profissionais, as instalações do clube, o apoio da direção e a compreensão e a paciência do grupo de atletas sintetizam em bons resultados.

A pré-temporada é um momento muito importante na formação do atleta, digo formação, pois todo o início de temporada, independentemente da categoria, é um reinício de preparação física.

A preparação física reabilita todo o condicionamento técnico, tático e psicológico do goleiro. A boa execução e condução da sequência de testes são imprescindíveis para a reabilitação e preparação para todo o campeonato.

Segue abaixo uma metodologia de trabalho a qual compreende uma proposta de testes. Há uma série a ser cumprida em um determinado tempo. Para a realização dos testes, necessita-se de uma boa equipe de preparadores e um bom grupo de atletas que compreendam o significado da pré-temporada.

Os 11 testes foram realizados com um grupo de 34 atletas profissionais nos meses de junho e julho de 2009 na cidade de Itaúna, em Minas Gerais. O trabalho fez parte da preparação para a Copa Minas. Toda a metodologia foi conduzida pelo preparador físico Marcelo Froeder e pelo preparador de goleiros Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa. Dentre os cinco goleiros do grupo, colocamos apenas os resultados dos testes com dois atletas.

Procuramos organizar os trabalhos com bola a partir dos resultados individuais de cada tabela. De acordo com os resultados de cada atleta acionamos os trabalhos do grupo de fisioterapeutas e da nutricionista. Vale ressaltar que cada resultado precisa ser comparado ao peso, estatura, idade dos atletas e parâmetros da bibliografia pesquisada.

1- Goleiros


2- Lista de Resultados (Perímetros, Peso Corporal, % Gord., Est.)



3- Teste de corrida 30 metros



4- Teste de Salto Vertical



5- Teste de Salto Horizontal

Atleta / 1 / 2

Charles / 187 / 185

Jean / 225 / 235


6- Lista de resultados (aparelhos de musculação)



7- Teste de RAST



8- Teste de Corrida de 300 metros



9- Teste de Corrida 10 metros



10- Teste de abdominal: (repetições em 1 min): Homens (pollock et al, 1978)



11- Teste de Cooper (12' min)



*Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa é treinador de goleiros do Esporte Clube Itaúna/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima