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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, novembro 26, 2009

Petrobras pode dar nome ao Brasileirão

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paul
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A Petrobras, que patrocinou o Campeonato Brasileiro e apareceu em publicidade estática da competição neste ano, ainda não renovou o contrato. Segundo a coluna "Radar on-line", do jornalista Lauro Jardim, a explicação para essa indefinição é que a empresa pretende ampliar sua presença no torneio de futebol em 2010 e incluir os naming rights do evento.

O contrato de patrocínio da Petrobras ao Campeonato Brasileiro foi anunciado em setembro deste ano, cinco meses depois do fim do contrato que a empresa tinha com o Flamengo. Pelo acordo, que não teve valores divulgados, a companhia tem direito a exposição em placas situadas na área nobre dos estádios, de frente para câmeras de TV, além de uma série de propriedades no interior das arenas.

A publicidade estática do Campeonato Brasileiro de futebol é comercializada pela TV Globo. Segundo a coluna, a Petrobras conversa com a emissora e cogita pagar R$ 15 milhões para dar nome à competição.

A negociação é uma saída para driblar uma restrição da Globo a contratos desse segmento. Tradicionalmente, a emissora não fala o nome de empresas que compram
naming rights. Neste ano, por exemplo, isso norteou uma polêmica entre as equipes da Superliga de vôlei.

Oficialmente, a Petrobras não confirma a negociação e diz que ainda está em fase de planejamento de custos para a próxima temporada.

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Benê Lima