Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, novembro 26, 2009

Conmebol anuncia mudanças para Libertadores e Sul-Americana de 2010
Nos dois torneios, por motivos diferentes, haverá aumento do número de participantes
Equipe Universidade do Futebol

Na última quarta-feira, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou mudanças nas Copas Libertadores e na Sul-Americana de 2010. As novidades foram decididas durante a reunião do Comitê Executivo da entidade, em Assunção, no Paraguai.

O principal torneio da América Latina terá a presença de clubes mexicanos (San Luis, de Potosi, e Chivas Guadalajara) a partir da fase de oitavas de final. Essa medida foi tomada para compensar a saída precoce dos times do México na edição de 2009, quando a gripe suína atrapalhou as disputas das oitavas de final, durante o mês de maio. Na ocasião, São Paulo e Nacional, adversários dos mexicanos, se recusaram a jogar fora de casa, uma vez que o país foi o mais atingido, no início da epidemia do vírus H1N1.

Assim, os dois clubes mexicanos se juntarão aos outros três que disputarão normalmente a Libertadores de 2010 (as equipes classificadas ainda não foram definidas). Com isso, a edição do próximo ano contará, excepcionalmente, com 40 times. O sorteio dos grupos acontecerá na próxima sexta-feira.

A primeira fase terá início no dia 27 de janeiro e será encerrada no dia 3 de fevereiro. A competição será interrompida em junho por causa da Copa do Mundo da África do Sul e terá sequência em julho, com as disputas das semifinais e finais. A decisão vai ser realizada no dia 18 de agosto.

A Copa Sul-Americana ganhará mais oito participantes em 2010. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão um representante a mais no torneio. "Com esta determinação, as autoridades da Conmebol atenderam ao pedido destes países, que tinham solicitado um aumento de vagas em busca de um maior estímulo em seus torneio locais", anunciou a entidade, em nota. Brasil e Argentina continuarão com o maior número de representantes, oito e seis equipes, respectivamente.

A reunião do Comitê Executivo da Conmebol também definiu o apoio da entidade à candidatura conjunta da Argentina e do Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030. Na data, serão comemorados os 100 anos da competição, que teve sua primeira edição justamente em solo uruguaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima