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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, novembro 29, 2009

Arquiteto e urbanista aponta saída terrestre para sistema de transporte eficaz e de baixo custo
Projeto implementado pelo próprio em Curitiba poderia ser viabilizado no Rio de Janeiro, beneficiando mobilidade urbana
Equipe Universidade do Futebol

Jaime Lerner é arquiteto e urbanista e criou o sistema conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), implantado na cidade de Curitiba com muito sucesso. O projeto consiste em uma ou mais linhas, nas quais os ônibus trafegam em alta frequência. E este poderia ser a solução de um dos problemas de mobilidade urbana do Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos de 2016 e uma das sedes da Copa do Mundo, que ocorrerá dois anos antes.

“Um ônibus com capacidade para 300 passageiros, com intervalo de tempo de 1 minuto entre cada um, transporta 18 mil pessoas por hora. Isto representa um custo muito menor que o metrô, por exemplo”, justificou Lerner, durante a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, realizada nesta semana na capital carioca.

O BRT provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade, simulando o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos – o diferencial está nos custos.

Corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo; embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos; sistema de pré-pagamento de tarifa; veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas; transferência entre rotas sem incidência de custo; integração modal em estações e terminais; programação e controle rigorosos da operação e sinalização e informação ao usuário são alguns dos benefícios.

De acordo com Lerner, há um aspecto de segurança que o sistema de tubos (modelo dos terminais) oferece. Em Curitiba, cujos terminais de ônibus ficam em frente aos principais estádios de futebol (Arena da Baixada e Couto Pereira), não há registros de depredação.

“As autoridades têm de pensar como será o projeto emblemático, fruto da imaginação de diversas ações voltadas à revisão dos modelos de infraestrutura e transporte para melhorar a vida dos cidadãos”, argumentou ainda, em entrevista ao site Copa 2014.org, o presidente do Centro de Transporte Sustentável do Brasil, Luis Antonio Lindau.

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Benê Lima