Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, novembro 29, 2009

Venda centralizada de direitos nas Ligas
A necessidade da venda coletiva dos direitos televisivos dos jogos dos clubes através das suas Ligas e/ou federações nacionais é hoje uma realidade em expansão
O conceito de que a Liga de futebol é apenas o organismo organizador de competições está totalmente ultrapassado. Hoje em dia, as Ligas profissionais têm de assumir também a responsabilidade pelo sucesso comercial das competições que comandam e zelar para que os clubes tenham as melhores condições econômicas possíveis, como forma de incrementar a competitividade desportiva e financeira entre todos.

Afinal, é constituída pelas agremiações. No entanto, em muitos países essa instituição é confundida com “poder” em vez de se entender que é o principal meio para obter mais e melhores receitas e competições atrativas do ponto de vista do torcedor.

A necessidade da venda coletiva dos direitos televisivos dos jogos dos clubes através das suas Ligas e/ou federações nacionais é hoje uma realidade em expansão, tendo como objetivo o urgente aumento das receitas dos clubes.

Temos divulgado inúmeras vezes os valores pelo quais são vendidos os direitos de TV, mas a importância da centralização da venda desses aportes comerciais nas Ligas não se esgota na venda dos diversos pacotes de transmissão.

O exemplo inglês é mais uma vez o reflexo da quantidade de receitas disponíveis para distribuir entre os clubes.

¦ Patrocínio/Naming da liga (Barclays): 30 milhões de euros anuais
¦ Direitos televisivos (diversos operadores): 1,030 milhão de euros anuais
¦ Direitos televisivos internacionais (diversos operadores): 300 milhões de euros anuais
¦ Publicidade estática (IMG): 43,5 milhões de euros anuais*

Caso siga em frente a venda coletiva da publicidade nos estádios ingleses, os clubes da Premier League podem ter brevemente ao seu dispor mais de 1,4 milhão de euros para repartir entre si.

Se dividirmos esse bolo igualmente por 20 clubes, cada um receberia cerca de 70 milhões de euros por temporada. No entanto, é necessária uma partilha equilibrada, respeitando a dimensão e performance desportiva de cada clube, tendo em vista o desenvolvimento consolidado de cada coletividade.

*em estudo

Fonte: Futebol Finance

Intertexto: Universidade do Futebol


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Benê Lima