Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, novembro 17, 2009

Marketing online – os websites dos clubes
Os websites são, atualmente, as melhores ferramentas para potencializar o negócio de qualquer clube, desde que modernos, atualizados e bem administrados
Equipe Universidade do Futebol

Hoje em dia, qualquer clube de futebol moderno aposta em estratégias inovadoras para angariar e envolver o maior número de adeptos nas suas atividades. Qual é a intenção? Aumentar receitas e fidelizar torcedores.

Os websites são, atualmente, as melhores ferramentas para potencializar o negócio de qualquer clube, desde que modernos, atualizados e bem administrados, podem tornar-se um agregador de adeptos, sedentos por novos produtos e informações oficiais.

Qualquer clube que procura angariar novos torcedores e construir uma real ligação com os atuais (que no fundo são os seus consumidores-alvo), deve apostar em um website inovador. Pode-se tomar como exemplo o website de um dos maiores clubes do mundo, o FC Barcelona, e eis alguns dos serviços que proporcionam aos seus adeptos e clientes por meio dessa ferramenta.

-Vídeos de adeptos (incorporados via Youtube)
- Anúncios de promoções / Vencedores de concursos
- Opinião dos adeptos / Comentários dos adeptos a aquisições e vendas de jogadores
- Sondagens a adeptos
- Downloads de vários produtos
- Ofertas de merchandising exclusivas
- Notícias e informação atualizadas
- Destaques para as novas aquisições
- Visita guiada ao estádio e instalações do clube em vídeo
- Uma das newsletter oficiais mais completas
- E uma relação com os investidores especial

O website do FC Barcelona é uma demonstração clara de como fidelizar o adepto e aumentar receitas via internet. Na ferramenta do time catalão existem ideias que podem impulsionar o marketing de um clube.

Em Portugal, o envolvimento dos torcedores com os seus clubes por meio de websites pode ser considerado medíocre. Com cerca de 4,5 milhões de utilizadores regulares de internet (sem contar com os imigrantes que procuram informação dos seus clube online), os administradores das equipes lusitanas tardam em entender que esta ferramenta pode solucionar muitas das carências que mantêm em termos das suas estratégias de comunicação e marketing.

Não se pode dizer que os websites dos clubes portugueses sejam um meio de reunir e fidelizar adeptos, mesmo os sites de Benfica, Porto e Sporting, não excedem muito a venda de bilhetes, a venda de merchandising e divulgação de comunicados. A presença dos restantes clubes na internet pode ser considerada como miserável. A maioria mantêm um website apenas por manter, obsoleto, desatualizado e sem qualquer ideia de como tornar esta ferramenta em potenciais receitas.

Os torcedores portugueses continuam a consultar mais vezes os jornais desportivos diários do que os sites dos seus próprios clubes. Um hábito que qualquer adepto britânico consideraria inacreditável e para o clube significa simplesmente mais uma fuga de receitas.

Fonte: Futebol Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima