Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, novembro 17, 2010

Casa de Cultura Alemã da UFC realiza mostra "O futebol feminino no mundo"

O futebol feminino no mundo – uma seleção de fotos da agência dpa Picture-Alliance GmbH

 

“O futuro do futebol é feminino”, este foi o comentário com força visionária feito em 1995 pelo atual presidente da FIFA, Joseph Blatter. Hoje vemos que ele soube enxergar bem a importância deste esporte feminino. Atualmente, contamos com jogadoras como a brasileira Marta, que leva a fama de ser a melhor jogadora do mundo, a bem-sucedida Birgit Prinz, considerada a mais bem-sucedida jogadora da Alemanha e Nadine Angerer que defendeu o pênalti em 2007 cobrado pela Marta, tornando-se assim a mais famosa e respeitada goleira do mundo.

Hoje, o mundo inteiro já se prepara para o próximo campeonato mundial do futebol feminino. A Copa das Mulheres acontecerá do dia 26 de junho até o dia 17 de julho de 2011, em varias cidades da Alemanha. Tudo indica que este evento se tornará uma grande atração para o público, pois já foram vendidas mais de 300.000 entradas, e continuam chegando mais pedidos.

Além da anfitriã Alemanha, os seguintes países se destacam pelo grande interesse: os Estados Unidos, o Japão, a África do Sul, a Austrália, Malta, Israel e, sobretudo, o Brasil. Desde agosto deste ano a Alemanha prepara-se para esse evento, com o Congresso do Futebol Feminino, organizado pela Associação do Futebol Alemão (DFB). O presidente Theo Zwanziger e o secretário geral, Wolfgang Niersbach, estiveram presentes. Nos discursos enfatizaram que hoje em dia podemos notar uma forte presença das mulheres na sociedade, o que justifica o grande empenho para fomentar o futebol das meninas e mulheres. Por que isso? Justamente este esporte pode contribuir ainda significativamente para uma melhor integração social e uma tolerância maior.

O Instituto Goethe, a Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará e o Shopping Benfica decidiram mostrar uma exposição sobre a história do futebol feminino e dos vários campeonatos mundiais, para anunciar desta forma o grande evento que ocorrerá em 2011.

As fotos da exposição foram selecionadas pelo Instituto Goethe e, depois da mostra em Fortaleza, seguirão por todo o Brasil. As 16 fotos foram selecionadas diretamente da agência dpa-Picture Alliance GmbH, fato raro de acontecer. Elas possuem grande expressão, pois foram tiradas em momentos decisivos da história do futebol feminino, servindo portanto como fonte de inspiração para as praticantes e possíveis praticantes deste fascinante esporte no Ceará.

Ficha técnica

Exposição O futebol feminino no mundo
Idealização, Produção: Instituto Goethe de Salvador
Organização e Divulgação: Dra. Ute Hermanns, Casa de Cultura Alemã -UFC
Patrocínio: Shopping Benfica
Apoio: Instituto de Educação Física - UFC

Serviço

Exposição O futebol feminino no mundo, no Shopping Benfica (Avenida Carapinima 2200, segundo andar), de 18 de novembro (inauguração às 19h) a 30 de novembro. Entrada franca.

 
 
newsletter
*   *   *
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima