Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, novembro 16, 2010

Novos tempos para a preparação no futebol

Realizações que se propõem a debater diferentes práticas com o objetivo de aprimorar os aspectos que envolvem a ciência e a arte de jogar futebol são sempre bem-vindas
João Paulo S. Medina*

O Grêmio, tradicional clube do futebol gaúcho, e a Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição acadêmica que está comemorando 70 anos de existência, fizeram uma tabelinha fora do campo e conseguiram marcar um gol de placa, ao organizarem juntos o Seminário de Futebol “Desafios do Alto Rendimento”, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro de 2010, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.

O evento contou com a ilustre presença de um dos mais destacados estudiosos dos aspectos técnico-táticos do futebol, o Prof. Dr. Júlio Garganta, da Faculdade de Desporto (Universidade do Porto), além de José Guilherme Oliveira, preparador físico da seleção portuguesa de futebol e especialista em Periodização Tática; Rafael Vieira, que desempenha a inovadora função de analista de desempenho na seleção brasileira de futebol; e Israel Teoldo, pesquisador de futebol da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais.

A qualidade dos palestrantes e a clareza com que analisaram os assuntos relacionados à pedagogia e à metodologia do treinamento permitem antever que estamos muito próximos de mudanças paradigmáticas na preparação no futebol, ainda calcada em princípios conservadores, fragmentados e, sobretudo superados à luz da ciência, mas que ainda são adotados pela maioria dos clubes de futebol.

Temos visto iniciativas de várias instituições acadêmicas em parcerias com clubes, federações e outras instituições futebolísticas, organizando palestras, seminários e eventos diversos, porém muitos deles voltados às questões relacionadas à gestão administrativa e marketing esportivo. São ainda tímidas as ações no sentido de se debater, de forma ampla e crítica, os grandes temas que envolvem a formação e desenvolvimento não só dos atletas, como também dos profissionais que fazem a gestão de campo e que devem estar preparados para esta realidade globalizante dos tempos atuais.




Evento em Porto Alegre foi realizado por intermédio de uma parceria entre Grêmio e instituição de ensino superior: prática deve ser modelo

 

Por esta razão, são bem-vindas as realizações que se propõem a debater as diferentes práticas com o objetivo de aprimorar os aspectos que envolvem a ciência e a arte de jogar futebol. E foi justamente o que se pode observar neste evento.

Embora o enfoque principal tenha sido colocado na discussão e na análise do moderno conceito de periodização tática, vários outros temas paralelos foram debatidos. Tentar entender o que é inato e o que é adquirido no talento esportivo, como estimular a criatividade e a inteligência de jogo, a importância de se desenvolver ambientes de aprendizagem, idade relativa e vantagem maturacional no processo de formação nas categorias de base, os aspectos dinâmicos e complexos da análise de jogos, conceitos de modelo, princípios e subprincípios de jogo, foram alguns dos outros temas abordados.

O que se espera é que iniciativas como esta sejam multiplicadas nos próximos anos, contribuindo para o desenvolvimento do esporte e entendendo-o tanto nos seus aspectos técnicos, como também culturais e sociais.

*João Paulo S. Medina é Diretor-Executivo e Fundador do Portal Universidade do Futebol

.

2 comentários:

  1. Também participei do evento em Porto Alegre e corroboro as palavras do grande J. P. Medina. Realmente precisamos debater a questão da qualificação dos profissionais que atuam nos clubes de futebol em todas as áreas, sob pena de ficarmos, cada vez mais, à mercê de curiosos e aproveitadores que se infiltram no meio do futebol, sem ter o mínimo de conhecimento e preparação para as exigências do esporte.

    ResponderExcluir
  2. Concordamos, meu caro Joel Cornelli.
    Grato pelo comentário.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima