Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, novembro 29, 2010

Mourinho enfrenta seu mau retrospecto em confrontos contra o Barcelona

Por sua filosofia, Mourinho desafia mau retrospecto contra o Barça

GUILHERME YOSHIDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se há um time no mundo que pode bater atualmente o técnico José Mourinho este é o Barcelona. Por isso, o treinador português sabe que o confronto desta segunda-feira, a partir das 18h (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, vale muito mais do que a liderança da tabela ou a vitória política dos nacionalistas espanhóis sobre os catalães.

Antonio Calanni - 28.abr.2010/AP
Com a Inter, o técnico José Mourinho comemora a classificação em pleno Nou Camp
Com a Inter, José Mourinho comemora a classificação em pleno Camp Nou

Considerado o melhor técnico do mundo, Mourinho precisa nesta noite superar o mau retrospecto que tem diante do arquirrival para mostrar a todos que suas ideias sobre o futebol estão no caminho certo.

Em dez jogos contra o Barcelona desde que se profissionalizou, o treinador venceu apenas em três oportunidades --duas com o Chelsea e uma com a Inter de Milão. Além disso, foram três empates e quatro derrotas.

No entanto, na última vez que saiu derrotado no encontro, o comandante saiu de campo com a classificação assegurada na Copa dos Campeões. Na ocasião, quando perdeu por 1 a 0 e levou a Inter de Milão à decisão do torneio, o treinador correu pelo gramado após o apito final e festejou apontando o dedo para a torcida do adversário, o que causou revolta dos jogadores do Barça.

"O Barcelona tem um estilo de futebol muito bonito, mas eu não quero copiá-lo", afirmou Mourinho, em entrevista ao jornal "Marca", durante a última semana.

O treinador português fala isso porque o jogo no Camp Nou reunirá também um embate de ideias e filosofias de trabalho entre o clube catalão e o comandante do Real. Para os torcedores, Mourinho talvez seja lembrado "apenas" pelo fato de ter conquistado duas vezes a tríplice coroa na Europa (com o Porto, em 2004, e com a Inter, na temporada passada).

Mas, no meio do futebol, ele é apontado como o homem que quebrou alguns paradigmas dentro das quatro linhas. Mourinho foi o primeiro a obter resultados expressivos com uma metodologia de treinamento estudada há décadas mas que era desdenhada pelos treinadores, chamada de periodização tática (que visa desenvolver o 'jogar' dos atletas, com atividades mais intensas e que focam apenas situações de jogo). Com ela, o treinador levou o Chelsea a pouco mais de 60 jogos de invencibilidade em Stamford Bridge e ao inédito bicampeonato inglês, por exemplo.

Andrea Comas/Reuters
José Mourinho (c) comanda uma sessão de treino com os jogadores do Real Madrid
Cercado pelos jogadores do Real Madrid, José Mourinho (c) comanda uma sessão de treino

Além disso, o técnico português vai testar a eficiência do esquema da moda 4-2-3-1 contra o tradicional 4-3-3 do Barcelona, que joga desta maneira há anos e aplica este método desde as categorias de base até o profissional. No encontro, haverá também um conflito de estratégias: enquanto o Real opta por sempre progredir em direção ao gol quando está no ataque, o time catalão prefere a manutenção da posse de bola.

"O [técnico] Josep Guardiola tem uma equipe definida, um projeto firme. Uma filosofia de anos que segue progredindo desde o Cruyff, passando por Van Gaal e Rijkaard e que agora ele melhorou. O futebol do Real Madrid, ao contrário, ainda precisa ser definido. Passou de Capello a Pellegrini, por Schuster e Juande Ramos. Assim não é possível. Um clube como o Real precisa de uma organização estruturada com um esquema de jogo fixo, uma filosofia própria. Estamos trabalhando nesse sentido desde a minha chegada", comparou Mourinho, ao site da Fifa na semana passada.

Apesar da diferente maneira de trabalhar com o futebol, o treinador português já teve uma passagem pelo Barcelona, ainda no seu início de carreira. No final dos anos 90, ele foi tradutor e técnico-adjunto do inglês Bobby Robson e do holandês Louis Van Gaal durante a sua estadia na capital da Catalunha.

"O Barça é uma grande equipe, um conjunto com uma filosofia de grupo que já vem de vários anos. Conta com jogadores que estão praticamente a vida toda juntos, como Iniesta, Xavi e Messi. Não é fácil enfrentá-lo, mas trabalhamos para sermos igualmente fortes e superá-lo na disputa de títulos. Em competições de mata-mata é mais fácil. Com a Inter e o Chelsea, já ganhei do Barcelona", completou.

Editoria de Arte/Folhapress

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima